PT | EN

Vencedores do Startup Momentum aprendem com Youbeep e Accel Partners em novo Momentum Day

5
O Startup Momentum teve, ontem, um novo capítulo na missão de capacitação e apoio direto aos empreendedores vencedores do programa hoje, com um novo Momentum Day. A jornada desenhada para o reforço de competências empreendedoras arrancou na ANJE e terminou no Palácio da Bolsa, no Porto, propondo aprendizagens em três áreas fundamentais para o crescimento de qualquer negócio: a superação dos desafios nos primeiros dias no mercado, a captação de financiamento e a resposta eficiente aos desafios do crescimento acelerado. myPolis, ARCommerce, NBee, Green2Feed e Feet IT são os projetos vencedores da edição inaugural do Startup Momentum que aprenderam com João Rodrigues, CEO da Youbeep, Pia d'Iribarne, Vice-Presidente da Accel Partners, e várias startups e scaleups de referência do ecossistema nacional.
 
O Startup Momentum, lançado em 2016 como uma das medidas da estratégia nacional de apoio ao empreendedorismo, é um programa desenhado para recém-graduados e finalistas do Ensino Superior que tenham beneficiado de algum apoio social durante o curso e que, no final dos estudos, pretendam desenvolver uma ideia de negócio, mas não possuem condições financeiras para poderem focar-se a tempo inteiro na criação da sua startup. 
 
Trata-se de uma parceria entre a Startup Portugal, a ANJE e a MoviJovem e atribui aos projetos vencedores um pacote de benefícios que inclui incubação e alojamento gratuitos e ainda um apoio financeiro de 700 euros por mês, durante um ano. Os projetos vencedores recebem ainda apoio personalizado para o crescimento, através dos Momentum Days – ações temáticas de periodicidade trimestral desenhadas com vista ao reforço de competências empreendedoras.
 
Rafael Alves Rocha, Diretor de Comunicação da ANJE, realça a importância do Momentum Day no estado atual de evolução dos cinco projetos. “O Momentum Day desta quinta-feira foi uma oportunidade para os empreendedores dos cinco projetos recolherem lições úteis para diferentes momentos do futuro dos seus projetos. A conversa informal que terão com João Rodrigues da Youbeep e a interação com as startups selecionadas para a WE’BIZ Pitch permitiram esclarecer as dúvidas do presente, uma vez que os vencedores do Startup Momentum estão agora a avançar para o mercado e a afinar os seus modelos de negócio para conquistarem os primeiros clientes e construírem uma ‘pegada’ apetecível para investidores”, afirma o responsável. “Já a participação na WE’BIZ Talk ‘Scaling Company Culture’ foi útil para perceber como é possível construir culturas empresariais coesas desde o dia zero e manter o ADN das empresas ao longo do seu processo de expansão”, conclui o Diretor de Comunicação da ANJE.
 
Maria Miguel Ferreira, Diretora da Startup Portugal, destaca ainda a importância do Programa Momentum para promover a igualdade de oportunidades em Portugal. “Nos últimos anos conhecemos muitos jovens com ideias que gostariam de se tornar empreendedores, mas que, devido à sua situação sócio-económica, quando terminam o ensino superior optam por arranjar um emprego. O programa Momentum foi criado precisamente para estes jovens e para promover a democratização no acesso ao empreendedorismo. É uma das medidas consagradas na estratégia nacional de apoio ao empreendedorismo, lançada em 2016, de que a Startup Portugal mais se orgulha de estar a implementar, juntamente com a ANJE, com a RNI e com a Movijovem”.
 
TRÊS LIÇÕES FUNDAMENTAIS CONDENSADAS NUMA JORNADA
 
O Momentum Day abriu na Sede Nacional da ANJE, às 10h00, com uma conversa informal entre os responsáveis dos projetos myPolis, ARCommerce, NBee, Green2Feed e Feet IT e João Rodrigues, CEO da Youbeep. O empreendedor de sucesso partilhou as dificuldades e aprendizagens vivenciadas nos primeiros dias do mercado daquele que é agora um dos projetos referência do ecossistema nacional. A Youbeep desenvolveu uma solução patenteada de "mobile checkout" que permite, aos consumidores que possuam um smartphone, pagar um carrinho de compras cheio em menos de um minuto. A “via verde” dos supermercados está já implementada em grandes cadeiras de retalho em diferentes regiões do país.
 
O segundo momento de aprendizagem decorreu já no Palácio da Bolsa e deu aos vencedores do Startup Momentum a oportunidade de contactarem com as startups selecionadas por Pia d'Iribarne , Vice-Presidente da Accel Partners, para apresentarem os seus modelos de negócio na ronda de investimento WE’BIZ Pitch. As reuniões individuais, agendadas para o período entre as 14h30 e as 16h00, permitiram que os fazedores recolhessem insights preciosos em matéria de captação de financiamento, recorrendo ao know-how de startups que convenceram a investidora internacional da Accel Partners com o pitch deck apresentado.
 
A última etapa da jornada de capacitação do Momentum Day foi a participação na WE’BIZ Talk "Scaling Company Culture", entre as 16h00 e as 18h30. Integrada na semana Start & Scale (ação organizada pelo ScaleUp Porto. que agrega várias ações dedicadas à promoção da inovação, do empreendedorismo e da tecnologia), a sessão reuniu os contributos de investidores (Accel Partners) e scaleups portuguesas de referência (Talkdesk, Vieira Lopes e Artevasi) para explicar como é possível manter a cultura empresarial durante os processos de crescimento das empresas.
 
Recorde-se que o Momentum Day desta quinta-feira é já a segunda ação de capacitação promovida pela ANJE, a Startup Portugal e a Movijovem no âmbito do programa. Em novembro de 2017, os cinco projetos foram chamados ao Porto para integrarem o WE’BIZ Walking Tour – “Portugal is Ready to Scaleup” e frequentarem um workshop subordinado ao tema “A Propriedade Intelectual e as suas implicações legais”. 
 
10.05.2018