PT | EN

Tudo sobre o processo de cobranças dentro e fora do tribunal

Dinheiro

Como proceder a uma cobrança de modo a torná-la eficaz? Recorrer ao tribunal, manter uma atuação extrajudicial ou, simplesmente, desistir? As respostas a estas questões podem ser encontradas no workshop “Cobrar: No tribunal e fora do tribunal”, promovido pela ANJE. A iniciativa decorre no próximo dia 24 de setembro, nas instalações da associação, em Algés.

Dedicado às estratégias, processos e rotinas inerentes à cobrança efetiva e célere, o workshop assume um cariz informativo e formativo, visando dotar os participantes das competências e conhecimentos necessários para assegurar a cobrança desde o momento da contratação.

Além da partilha de boas práticas na prevenção de incobráveis, o programa da iniciativa evidencia os critérios de escolha entre cobrança judicial e extrajudicial. Sobre o primeiro conceito serão esclarecidas as questões associadas à ação declarativa e à injunção, bem como à ação executiva especial. No momento dedicado ao segundo tema, as formas e rotinas de cobrança e os títulos executivos extrajudiciais serão os principais destaques.

A apresentação das novas regras previstas de recuperação do IVA, com especial enfoque para as matérias de gestão fiscal dos incobráveis e dos créditos de cobrança duvidosa, encerra o workshop orientado pelos advogados Castanheira Martins e Manuela Duarte Neves, da BPO Advogados.

Informações e inscrições aqui.

18.09.2013