PT | EN

"Todos Contam": portal apoia decisões financeiras

Shutterstock_87044

Apoiar a tomada de decisões financeiras, sejam elas pessoais, familiares ou até empresariais é o objetivo do portal “Todos Contam”. A ANJE é parceira desta iniciativa integrada no Plano Nacional de Formação Financeira e aconselha os empreendedores a visitarem a área reservada à criação de empresas e recuperação de negócios em dificuldade. Para além da biblioteca de materiais informativos, destaque ainda para a agenda de eventos a ter em conta e para os múltiplos simuladores que podem ser uma ajuda preciosa no cálculo de riscos ou na organização da poupança. 

Há simuladores de créditos (habitação, consumo, cartões, etc.), poupança e orçamento familiar. Neste último, é possível contabilizar elementos como seguros, impostos e taxas, saúde e educação, transportes, casa, aplicações de poupança, entre outras componentes. Ora, “Planear o Orçamento Familiar” é apenas uma das várias formas de entrada neste portal. O menu principal destaca ainda as seguintes necessidades de aprendizagem: “Fazer Pagamentos”, Contrair Crédito”, “Fazer um Seguro”, “Prevenir a Fraude”, “Poupar e Investir” e “Criar uma Empresa”.
 
Na verdade, no que à atividade empresarial diz respeito, para além de serem efetuados diversos esclarecimentos inerentes à criação de uma empresa (procedimentos iniciais, plano de negócios, tec), são também veiculadas informações de relevo para as empresas em dificuldade (processo especial de revitalização, procedimento extrajudicial de consolidação e processo de insolvência e de recuperação). Complementarmente, são elencadas informações diversas sobre seguros e soluções de financiamento empresarial. 
 
Mas a exploração da plataforma pode também ser efetuada através da associação a determinadas etapas da vida. Do desemprego à compra de casa, passando pela constituição de família ou até pelo divórcio, o portal disponibiliza conteúdos que explicam, de uma forma simples e prática, os principais impactos financeiros de cada fase. 
 
De resto, numa perspetiva educativa e formativa, a plataforma inclui também um glossário com explicação dos principais conceitos financeiros e bibliotecas temáticas (uma delas adaptada ao público júnior), onde é possível encontrar recursos que podem servir de suporte a projetos de formação financeira e à formação de formadores. 
 
Resta apenas esclarecer que o Plano Nacional de Formação Financeira, ao qual a ANJE se associou para apoiar a dinamização deste projeto é coordenado pelo Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Imobiliários e o Instituto de Seguros de Portugal. O objetivo do programa é contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados. 
10.08.2012