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26
Fev. 2015

Sessão de preparação de propostas para o programa Horizonte 2020 - SME Instrument

Área
Anje
Horário
09h30 - 18h30
Local
Casa do Farol - Rua Paulo da Gama, 4169-006 Porto

ENQUADRAMENTO

A ANJE promove, nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, uma "Sessão de preparação de propostas para o programa Horizonte 2020", nas instalações da sua sede nacional, no Porto. O Horizonte 2020, maior programa Europeu de I&D e Inovação para o período 2014-2020, tem uma dotação avaliada em 80 mil milhões de euros de financiamento e será o tema central desta formação prática.

Durante dois dias, os participantes vão focar atenções no SME Instrument H2020, nova tipologia de projeto nos programas comunitários que pretende acelerar a introdução de tecnologias, serviços, processos e produtos de elevado potencial no mercado mundial. Para 2014, este instrumento dirigido às PME já disponibilizou 240 milhões de euros de financiamento, sendo que para o próximo ano o montante concedido deverá chegar aos 260 milhões de euros. Este programa já tem também concursos abertos em permanência e três deadlines definidos para o ano 2015 ( 17 de junho, 17 de setembro e 16 de dezembro).

PROGRAMA

26 de fevereiro - Sessão 1 
 
Introdução Geral aos programas Europeus de I&D e Inovação
  • Introdução ao H2020 – estrutura e objetivos;
  • Instrumentos de financiamento no H2020 para PMEs e start-ups – regras, tipos de projectos e áreas tecnológicas.
SME Instrument – introdução e estrutura
  • Regras de elegibilidade, objetivos, fases, tópicos abertos;
  • Uma candidatura SME Instrument – visão de alto nível;
  • O processo de preparação, registo da organização, validação de SME, componentes administrativas e orçamentais;
  • Papel dos mentores e inscrição como mentor.
Apresentação de uma candidatura genérica ao SME instrument
 
Exemplo de como um projecto de I&D pode ser apresentado ao SME Instrument:
  • Decisão de concorrer e escolha da área tenológica;
  • Planeamento do timing dos concursos – fases 1, 2 e 3;
  • Apresentação da elaboração da candidatura na fase 1: as diferentes fases de um estudo de viabilidade;
  • Aspetos detalhados de financiamento, avaliação, operação financeira e preparação da candidatura.
27 de fevereiro - Sessão 2 
 
Apresentação da elaboração da candidatura na fase 2
  • A fase 2: do estudo de viabilidade até ao scale-up de um projecto empresarial;
  • Aspetos detalhados de financiamento, avaliação, operação financeira e preparação da candidatura;
  • O que fazer e o que não fazer numa candidatura de fase 2.
Caso prático dos participantes 
  • Elaboração de uma candidatura de alto nível – outline proposal – para a fase 1 com base numa ideia dos participantes – trabalho prático;
  • Atividades expetáveis na fase 3.
FORMADOR
 
Pedro Ferreira
Consultor na Othersigns, Innovation Manager na AAVANZ e fundador da Beta-i. Consultor e formador nas áreas de Sistemas de Gestão da Qualidade, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Inovação, Criatividade e Mudança Organizacional Positiva. Pedro Ferreira presta ainda serviços de consultadoria para as vertentes de estratégic e inovação orientados para PME e startups, com foco na Knowledge-based Bioeconomy (KBBE) e Life Science. No currículo, o formador conta ainda com experiências enquanto diretor técnico de desenvolvimento de produtos e gestor dos produtos na SGS. Docente na Pós-Graduação em Sistemas Integrados de Gestão pela Universidade Fernando Pessoa e NERA/SGS. Mestrado em Biotecnologia (IST) e pós-graduação em Prospectiva, Estratégia e Inovação (ISEG). CAP certificado nº EDF 12497/99DL.
 
PARTICIPANTES
 
Nuno Cunha
Nuno Cunha é CEO  da AAVANZ, empresário, associado da Beta-i e arquiteto de projetos inovadores. Licenciado em Engenharia Informática e de Computadores (IST), Nuno frequentou ainda pós-graduações em Prospectiva, Estratégia e Inovação (ISEG) e Competitividade e Estratégia para o desenvolvimento das Empresas (ISEG). Especializado em Tecnologia, Gestão, Finanças e programa Europeus de financiamento à I&D e Inovação. Foi co-fundador da Tekever, tendo passado pela Link, Critical Software e PEMAS. Participou na génese de várias startups de base tecnológica e realizou diversas candidaturas a fundos Europeus (FP5, FP6, FP7, CIP e H2020) e nacionais (PRIME e QREN). 
 
Tobias Schoofs
Innovation Manager na AAVANZ, consultor, programador e coordenador de projetos com 20 anos de experiência em projetos industriais de R&D (FP6, FP7, Horizon 2020). Tobias Schoofs estudou linguística computacional na universidade de Colónia (Alemanha) e especializou-se em tecnologia com vasta experiência em aeronáutica, espaço, segurança, logística, sistemas operativos, inteligência artificial e outras áreas. Especializado também em gestão de projetos, estratégia de inovação e programas de R&D europeus, Tobias Schoofs trabalhou em Portugal com Netpeople (Glintt) e Skysoft (GMV), onde era líder do grupo de R&D em sistemas embarcados.
 
PREÇOS E INSCRIÇÕES
 
O custo de participação na sessão é de 330 euros e inclui o certificado de frequência. As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 19 de fevereiro, através do preenchimento do formulário abaixo disponibilizado. As inscrições estão limitadas a 20 participantes.
 
CONTACTOS
 
t. +351 220108063
 
 

Formulário indisponível