PT | EN

Projetos

Portugal Fashion

O Portugal Fashion é um projeto de promoção nacional e internacional da moda portuguesa, desenvolvido pela ANJE em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. Criado em 1995, o Portugal Fashion é hoje mais do que um acontecimento de moda. É sinónimo de cultura, modernismo e aposta na imagem portuguesa. A estreia internacional aconteceu em 1999 e, desde então, o Portugal Fashion concebe toda a sua estratégia sob o desígnio de potenciar a nossa imagem externa, associando o País aos conceitos de moda, inovação, irreverência, design e empreendedorismo. O impacto do projeto no terreno pode ser avaliado através da consulta dos estudos efetuados em 2010 e 2012.

Academia dos Empreendedores

Com um discurso inovador à época, a Academia dos Empreendedores foi criada pela ANJE em 1997 e, desde então, desenvolveu uma missão evangelizadora em prol do empreendedorismo. Missão essa que, em traços gerais, consistiu na mobilização dos jovens portugueses para a necessidade de uma cultura de iniciativa e de risco. O Prémio do Jovem Empreendedor, a Feira do Empreendedor, o Concurso de Ideias e os road-shows “Empreendedorismo em Movimento” são algumas das iniciativas lançadas por este projeto desenvolvido com o apoio do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Formação PME

O Programa Formação PME é um projeto de formação-ação que pretende contribuir para o reforço de competências dos recursos humanos e para a melhoria dos processos de gestão das micro, pequenas e médias empresas, através da intervenção de um conjunto de experientes consultores e formadores empresariais. Promover o reforço das vantagens competitivas das PME, o crescimento dos seus negócios e a implementação de boas práticas são também objetivos do projeto dinamizado pela ANJE nas regiões do Norte, do Centro e do Alentejo.

ANJE Tech Entrepreneurship

O ANJE Tech Entrepreneurship visa apoiar a atividade empreendedora de base tecnológica, nomeadamente através da criação de novas empresas de elevada intensidade tecnológica, com incorporação de valor acrescentado, bem como potencial de internacionalização. Aqui se inclui o accelerator program “Tec Empreende”, responsável pela conversão de ideias de negócio em inovadoras startups de vocação global.

Portugal Empreendedor

O projeto Portugal Empreendedor tem como missão a promoção do empreendedorismo qualificado, especialmente junto de dois públicos-alvo específicos: o feminino e o jovem. Para tal, foi criado o Portal do Empreendedorismo, onde é disponibilizada informação técnica fundamental à criação de novas empresas e ao desenvolvimento de negócios já existentes. Ligada a esta plataforma, está uma Incubadora Virtual, destinada a incubar iniciativas empresariais lideradas por jovens e por mulheres. O Portugal Empreendedor é um projeto da ANJE, em parceria com a UERN - União das Associações Empresariais da Região Norte e o CEC/CCIC - Conselho Empresarial do Centro / Câmara do Comércio e Indústria do Centro, e conta com o apoio do Compete, por via do Sistema de Apoio às Ações Coletivas. 

CaBuReRa - Capacity Building Relay Race

O projeto CaBuReRa - Capacity Building Relay Race, financiado pelo ENPI CBC Mediterranean Sea Basin Programme, pretende contribuir para a redução do desemprego jovem na região do Mediterrâneo, através da mobilidade juvenil e da formação profissionalizante. Este projeto é desenvolvido em conjunto com um grupo de parceiros de mais cinco países: Grécia, Itália, Jordânia, Líbano e Palestina. O CaBuReR possibilita uma experiência de mobilidade profissional a um total de 90 jovens, dentro dos países envolvidos. Os desígnios do programa incluem ainda o reforço das redes de colaboração internacional, com vista ao impulso das iniciativas de cariz transnacional voltadas para a dinamização do emprego jovem.

Estratégia para o Mercado Global 2014

O projeto Estratégia para o Mercado Global 2014 pretende reforçar a presença do setor da moda nos mercados internacionais, fortalecendo a sua competitividade e assegurando uma maior orientação do produto interno para a procura externa. Pretende contribuir para o crescimento sustentado das exportações da Indústria Têxtil e de Vestuário (ITV) e a diversificação dos habituais destinos das exportações, através do estímulo para uma transição para segmentos de mercado de maior valor acrescentado, de venda com marca própria. Para tal, cofinancia a participação das mais dinâmicas e inovadoras empresas, designers e marcas portugueses de vestuário em feiras internacionais, bem como organiza missões inversas de promoção da ITV, convidando os mais relevantes agentes económicos estrangeiros a conhecer, in loco, a qualidade e criatividade da moda nacional.

Loja do Empreendedor

Através da Loja do Empreendedor, a ANJE pretende apoiar de forma eficaz e eficiente o crescimento e desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas, contribuindo para a criação de emprego e riqueza a nível nacional. Por intermédio do Balcão Virtual de Atendimento, este apoio pode ser concedido à distância, tornando mais rápida a eficaz a resposta dos consultores especializados.

FOCO Qualificação

Integrando a Formação Modular Certificada, o Sistema de Aprendizagem e a Formação para a Inclusão, a área FOCO Qualificação disponibiliza percursos de formação certificados, tendo em vista a construção de uma qualificação profissional potenciadora da sua integração profissional de públicos específicos.

JENE - Jovens Empreendedoras para Novas Empresas

Este projeto formativo integrado apresenta como objetivos gerais o reforço da qualidade de participação das mulheres no mercado de trabalho, apoiando o empreendedorismo feminino através da realização de formação e consultoria especializada, especialmente adaptada à criação e consolidação de micro e pequenas empresas e favorecendo o autoemprego, por via de um reforço de competências. Numa lógica integrada de atuação, o projeto possibilita às destinatárias o desenvolvimento de um percurso de formação-ação.

Get Out

Programa de apoio à internacionalização empresarial, que visa contribuir para a dinamização de negócios internacionais, impulsionar as exportações nacionais e promover o networking entre empresários portugueses e estrangeiros. Ao abrigo deste programa, a ANJE organiza missões empresariais e ações de esclarecimento e informação, designadamente workshops temáticos sobre mercados internacionais. Nos últimos anos, entre outras, foram promovidas missões a Angola, Moçambique, Brasil, Colômbia, EUA, China e Tailândia. Outros mercados a visitar: Cabo Verde, Silicon Valley (EUA), Taiwan e Indonésia. Este projeto é financiado pelo QREN no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME.

Think Global

Projecto vocacionado para a área de internacionalização de empresas, especialmente PME e startups, que tem por desígnio esclarecer os jovens empresários e proporcionar-lhes o know-how, as ferramentas e os contactos necessários para a entrada noutros mercados. O Think Global atua também ao nível do networking, dialogando com organismos governamentais, económicos e culturais e encetando protocolos de colaboração com entidades nacionais e estrangeiras, de forma a aproximar os negócios nascentes de potenciais parceiros internacionais. O Think Global é um projeto financiado pelo QREN, no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas do Compete - Programa Operacional Factores de Competitividade.

Less is More

Promovido pela ANJE, com o apoio do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade,  no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, o projeto Less is More visa sensibilizar a comunidade empresarial para a importância da melhoria dos índices de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental. Melhoria essa que se traduz, por um lado, na diminuição do consumo, do desperdício e dos custos inerentes à energia (“less”) e, por outro, no aumento da competitividade e da eficiência dos processos empresariais (“more”).

Infotec PME

O projeto Infotec PME atua ao nível do tecido empresarial português (com especial enfoque nas PME da região Norte, Centro e Alentejo), focando três temáticas fundamentais: informação de gestão especializada; análise prospetiva e cooperação internacional. As ações promovidas visam contribuir para o reforço da produtividade e competitividade das empresas, para a participação destas no mercado global, através de sustentadas estratégias de internacionalização, bem como para a promoção da inovação empresarial, por intermédio da criação de valor acrescentado e do ajustamento do perfil produtivo. O Infotec PME é um projeto financiado pelo QREN, no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas do Compete - Programa Operacional Factores de Competitividade.

BrainLink

Brainlink visa a criação de uma infraestrutura de incubação de empresas de base tecnológica que possa contribuir para a dinamização económica da região de Évora. Este projeto pretende também fomentar a inovação e o desenvolvimento de novas competências, na medida em que incentiva a cooperação entre empresas, unidades de I&D e instituições de ensino superior. Este projeto é cofinanciado pelo QREN no âmbito do InAlentejo – Programa Operacional Regional do Alentejo. 

Projeto Inovação Portugal

O projeto Inovação Portugal é um completo programa de empreendedorismo promovido pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. Visa sensibilizar, preparar e dotar empresários e empreendedores de competências específicas no domínio da iniciativa empresarial. O portal Inova Portugal é um dos pilares do projeto Inovação Portugal, que disponibiliza ainda uma revista, ferramentas próprias para a aceleração de projetos empresariais, redes de cooperação, ações de networking, sessões de coaching avançado, entre muitos conteúdos especializados, como estudos e working-papers. Apostando numa estratégia disruptiva, agregadora de múltiplos contributos e adaptada às mais recentes metodologias de apoio e estímulo à iniciativa empresarial, o projeto Inovação Portugal assume, deste modo, o desígnio de transferir conhecimento fundamental para o desenvolvimento sustentável de PME e para a estímulo do empreendedorismo qualificado e de novos negócios de elevado potencial.

Projeto Next Step

O Projeto Next Step tem intervenção direta na área da moda e também prevê a organização de ações no estrangeiro com a participação de empresas a operar em outras áreas de atividade. A ANJE, através da implementação deste projeto, pretende contribuir para o desenvolvimento de empresas nos setores da moda, acessórios e indústria. A intervenção do Projeto Next Step visa: promover, apoiar e acompanhar projetos de promoção externa dos produtos produzidos por empresas nacionais; incentivar a internacionalização de PME; promover a marca made in Portugal; fomentar o crescimento, em quantidade e valor, das exportações das empresas; consolidar e alargar a atual base exportadora das empresas; identificar, nas empresas candidatas ou participantes, debilidades e necessidades, designadamente a nível de recursos de gestão e tecnologia, encontrando soluções que permitam dar resposta às lacunas encontradas.

Erasmus para Jovens Empreendedores

O Erasmus para Jovens Empreendedores foi criado pela União Europeia em 2009, integrando o Programa para a Competitividade e Inovação em 2012. A ANJE é uma entidade parceira desta iniciativa que visa proporcionar uma oportunidade de aprendizagem “on the job” aos novos empreendedores, fomentando o desenvolvimento de competências de gestão úteis para os seus negócios, através da colaboração com empresários mais experientes. Com duração balizada entre um e seis meses, o programa de intercâmbio vigora em mais de 30 países. Enquanto Ponto de Contacto Local, a ANJE é responsável pelo acompanhamento dos empreendedores, desde o processo de candidatura. 

Improve It

A crescente qualificação de empreendedores, empresas e startups é a missão do projeto Improve It. O projeto prevê uma atuação concertada no terreno, recorrendo a múltiplos instrumentos de apoio que permitem aos fazedores melhorar a sua orientação para o mercado e aproximar a sua atuação da captação bem sucedida de financiamento. As ações dinamizadas no âmbito deste projeto concentram atenções no upgrade dos níveis de exportação, competitividade, produtividade e sustentabilidade da atividade empresarial. 

Step by Step

O projeto Step By Step concentra atenções no reforço do nível competitivo das empresas portuguesas, dinamizando um conjunto de ações que viabilizem a intensificação da aposta na internacionalização, na inovação, na qualidade do processo produtivo e nas tecnologias de informação. Tudo isto com vista ao crescimento da produção de bens e serviços transacionáveis para os mercados externos. A operacionalização de uma verdadeira rede de colaboração e cooperação entre as empresas nacionais é outra das bandeiras do projeto que propõe ações orientadas para a capacitação dos empresários e empreendedores nacionais.

SMART FINANCE

O projeto SMART FINANCE visa alavancar o financiamento inteligente de pequenas e médias empresas e empreendedores a operar nas regiões do Sudoeste da Europa, proporcionando o seu upgrade competitivo. O projeto propõe como solução a primeira plataforma transnacional de acesso e gestão do financiamento, que por outro lado será o primeiro ecossistema financeiro smart (baseado nas tecnologias da informação e da comunicação). A plataforma reunirá todos os atores chave do financiamento para oferecer às empresas alternativas de financiamento, de assessoria personalizada, de acompanhamento e de formação. 

O projeto Estimular pretende proporcionar um upgrade de competências estratégicas no tecido empresarial do Alentejo, promovendo o acesso a informação relevante nos domínios da competitividade, inovação e marketing. A iniciativa incide a sua atividade nas fileira emergentes da lã e dos recursos silvestres. O objetivo central deste projeto consiste, pois, na implementação de atividades na área da qualificação que contribuam para a melhoria das condições envolventes para os agentes económicos e para os ativos das fileiras emergentes da lã e dos recursos silvestres nos territórios de baixa densidade.