PT | EN

Consulte o projeto de norma guia “Organizações Familiarmente Responsáveis”

Doodleb1
Sustentabilidade e responsabilidade social são dois conceitos centrais envolvidos no Projeto Norma Guia “Organizações Familiarmente Responsáveis”. Disponível para consulta pública até ao final do mês de janeiro, este documento contou com a participação da ANJE na comissão técnica de desenvolvimento e pretende introduzir um novo modelo de gestão nas empresas, marcado pela conjugação dos resultados coletivos com o equilíbrio dos fatores familiar, pessoal e profissional dos colaboradores.
 
Alarmado pelas consequências negativas resultantes do desequilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal, este projeto norma guia realça a necessidade de integrar a conciliação destas três dimensões na estratégia e nas políticas das organizações empresariais. Não se trata de uma medida específica e adaptada a setores de atividade, mas sim de uma abordagem universal que envolve Direitos Humanos, Igualdade de Género e Ética Empresarial, garantindo vantagens para todos os agentes envolvidos.
 
Na perspetiva do empregador, a conciliação positiva significa maior competitividade e sustentabilidade asseguradas pela fidelização e pelo desenvolvimento de competências dos colaboradores. Em simultâneo, os trabalhadores aumentam os níveis de motivação, o bem-estar familiar e a qualidade de vida no trabalho à medida que se criam empregos e se gera riqueza, assegurando um melhor desenvolvimento pessoal e profissional.
 
Justificado por fundamentos económicos e sociais, o projeto norma guia chega assim à esfera pública como um meio de orientação para integrar a responsabilidade familiar nas políticas e práticas das empresas em dez etapas. A saber: “Identificação e envolvimento das partes interessadas”, “Identificação das necessidades em matéria de responsabilidade familiar”, “Política de responsabilidade familiar (formal ou informal)”, “Planeamento”, “Comunicação”, “Implementação”, “Informação, sensibilização e/ou formação”, “Documentação”, “Monitorização e avaliação” e “Revisão e melhoria”.
 
Ainda no âmbito de esclarecimento e explicação do Projeto Norma Guia “Organizações Familiarmente Responsáveis”, decorre hoje, dia 15 de janeiro, uma sessão de explicação sobre esta iniciativa que tem lugar no Palácio da Foz, no Porto. Se quiser saber mais sobre Projeto Norma Guia “Organizações Familiarmente Responsáveis” aceda aqui.
15.01.2014