PT | EN

Presidente da República visita empresas de sucesso

32
Colquimica, Farfetch, Vieira de Castro e Primor foram as quatro empresas de sucesso visitadas por Cavaco Silva, a convite da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. O repto lançado pela associação visou a materialização do encontro “Os Jovens e o Futuro da Economia”, que ocorrera em fevereiro, em Belém, através de projetos que exemplificam os diferentes temas então refletidos.  
 
O roteiro do Presidente da República teve início, em Valongo, com a Colquimica. A inovadora empresa está presente em mais de 50 países e possui uma taxa de exportação de 90%. Pioneiro na produção de colas de base aquosa e de colas “hot melt”, este projeto familiar é líder do mercado nacional de colas industriais e integra o ranking das 10 maiores produtoras europeias do segmento. 
 
Cavaco Silva rumou depois ao Avepark, onde visitou uma mostra de jovens projetos e conheceu a Farfetch, um caso de sucesso mundial de comércio eletrónico no setor da moda. Reunindo mais de 1000 marcas e cerca de 400 lojas, o modelo de negócio da Farfetch passa por fornecer uma infraestrutura de comércio eletrónico, colocada ao serviço dos retalhistas. Alexander McQueen, Givenchy e Jimmi Choo são apenas três dos nomes que é possível encontrar em farfetch.com. O projeto começou pelas lojas europeias, mas hoje reúne ofertas de pontos tão distantes como Nova Iorque, Londres e Milão. 
 
Na mostra de spin-offs e start-ups incubadas na Universidade do Minho marcaram presença os Biomode, Bn’M Lab, Critical Materials, EXVA, GeoJustiça, New Textiles e Stemmatters. Seguiu-se um almoço com empreendedores, ainda no Avepark, no âmbito do qual o Presidente da República assistiu ainda à apresentação das empresas Earbox, Ambisys e Natural Concept. 
 
À tarde, antes de rumar à ANJE para proceder ao encerramento da conferência “Empreendedorismo da Economia Real”, o Presidente da República visitou duas empresas exportadoras do ramo alimentar, lideradas por jovens: Vieira de Castro e Primor. 
 
Na primeira, Cavaco Silva ficou a conhecer a atividade de produção de uma empresa que, a partir de Vila Nova de Famalicão, exporta bolachas, amêndoas e rebuçados para cerca de meia centena de mercados nos vários continentes. Já na Primor, a comitiva assistiu a alguns dos processos inerentes à transformação de carnes para charcutaria. Produtos que chegam hoje a 30 países. 
 
 
25.09.2013