PT | EN

Portugal Fashion: o melhor das criações portuguesas num roteiro por cinco cidades

Felipeoliveirabaptista_048
O Portugal Fashion acaba de promover um roteiro promocional da moda portuguesa, com passagem por cinco cidades. Depois do arranque em Viena e da passagem por Londres, o projeto da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e da ATP – Associação Têxtil e de Vestuário de Portugal rumou a Paris para a habitual participação na Semana de Prêt-à-Porter. Entre os dias 23 e 26 de outubro, e já em território luso, são duas as cidades que se preparam para antever o verão de 2014: Lisboa, com um primeiro dia de desfiles, e Porto, onde se concentra grande parte do line up. O Portugal Fashion continua, assim, a dar provas do seu importante papel de catalisador do cruzamento de diferentes formas de criatividade. 
 
Os primeiros desfiles aconteceram na capital austríaca, no dia 13 de setembro, com a integração dos criadores Daniela Barros e Estelita Mendonça e da marca Meam by Ricardo Preto no calendário da Vienna Fashion Week. No ambiente cosmopolita e multicultural da capital austríaca, Ricardo Preto teve a possibilidade dar a conhecer a sua linha mais comercial, apresentando as propostas que desenvolveu para a marca Meam. Distantes destas propostas, pela sua vocação mais experimental, ficaram os coordenados apresentados pelos jovens criadores Daniela Barros e Estelita Mendonça, dois nomes que têm vindo a ganhar protagonismo nacional e internacional graças à projeção proporcionada pelo Espaço Bloom Portugal Fashion. Foi, de resto, no âmbito deste esforço promocional que ambos os jovens criadores participaram no evento produzido, em dezembro de 2012, no Matadero – Centro de Creación Contemporánea, em Madrid. 
 
Neste périplo europeu pelas capitais da moda, seguiram-se as apresentações de Luís Buchinho e de João Melo Costa, em Londres, no dia 15 de setembro. A iniciativa aconteceu na Embaixada de Portugal e inseriu-se no vasto programa complementar à London Fashion Week, que fez da cidade britânica o centro das atenções globais entre os dias 13 e 17 de setembro. Depois da bem-sucedida passagem pela Scoop Internacional Fashion Show, onde, também com o apoio da ANJE, promovera negócios no mês de julho, Luís Buchinho regressou a Londres para uma aposta promocional centrada no glamour da passerelle. O consagrado designer, eleito melhor criador pelos Fashion Awards Portugal 2012, abriu caminho a João Melo Costa, estilista emergente que, também no ano transato, foi distinguido com a segunda posição no Concurso de Jovens Criadores do Portugal Fashion. 
 
Em Paris, o Portugal Fashion integrou o calendário de pronto-a-vestir com os nomes de Felipe Oliveira Batista (25 de setembro), Luís Buchinho (30 de setembro) e Fátima Lopes (1 de outubro). Recorde-se que o line up daquele que é um dos mais importantes eventos de moda do mundo reúne apresentações de casas e criadores tão prestigiados como Louis Vuitton, Stella McCartney, Elie Saab, Christian Dior, Nina Ricci, Jean Paul Gaultier ou Balenciaga. 
 
“A aposta do Portugal Fashion nestes circuitos internacionais proporciona aos vários criadores uma excelente oportunidade de promoção à escala global, potenciadora de visibilidade junto da imprensa especializada, de agentes de compras e de muitas outras entidades dinamizadoras do setor do vestuário”, afirma o presidente da comissão executiva da ANJE, Manuel Lopes Teixeira. “Num curto espaço de tempo, marcamos presença em cinco cidades, o que é revelador não apenas da dinâmica do projeto Portugal Fashion mas também da notoriedade que temos vindo a conquistar no mercado global, fruto da qualidade revelada pelos nossos criadores, incluindo os mais jovens. Jovens esses que beneficiam cada vez mais do amadurecimento da marca Bloom, também ela cada vez mais globalizada”, acrescenta o mesmo responsável. 
 
O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e atualmente financiado pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, no âmbito do Compete - Programa Operacional Fatores de Competitividade. 
 
02.10.2013