PT | EN

Pet Universal está a mudar a rotina das clínicas veterinárias com tecnologia

Equipa_petuniversal
A paixão pela tecnologia e pelos animais foi a rampa de lançamento da Pet Universal para o mercado. Criado em 2015, o projeto finalista do 18º Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE veio revolucionar a rotina das clínicas veterinárias com um software que facilita a integração da informação gerada pelas operações diárias, maximizando a faturação dos prestadores de serviços e garantindo melhores cuidados de saúde aos animais. A funcionar em pleno em mais de 30 clínicas dispersas pelo território nacional, a Pet Universal já entrou também no mercado espanhol e captou investimento junto de privados. Luís Pinto, cofundador da Pet Universal, partilha os próximos passos do projeto tecnológico no mercado.
 
Quais as circunstâncias que motivaram a criação da Pet Universal?
 
Nós adoramos tecnologias e animais. Fez todo o sentido combinar as duas coisas. Assim nasceu a Pet Universal em 2015, quando três amigos se decidiram juntar para criar um projeto inovador, diferenciador e que acompanhasse a tendência do mercado animal. No centro do negócio está o empreendedorismo social, pois acreditamos que podemos inovar e acrescentar valor ao setor animal.
 
Quais as grandes vantagens que a solução tecnológica vem trazer às clínicas veterinárias?
 
A solução que desenhámos para as clínicas traz três vantagens claras: a maximização da faturação, o aumento do rigor clínico dos cuidados e o incremento de produtividade dos agentes utilizadores nas diferentes áreas deoperações.
 
Quantas clínicas já utilizam a solução de gestão digital da Pet Universal em Portugal?
 
Neste momento são já 32 as clínicas veterinárias portuguesas que estão a utilizar a nossa plataforma.
 
O que muda na rotina profissional de quem utiliza a solução?
 
As clínicas veterinárias que usam o software da Pet Universal sentem quatro grandes impactos ou mudanças na comparação entre o antes e o depois da utilização da solução. O aumento da faturação em comparação com os registos financeiros incompletos e o incremento do tempo disponível face ao desperdício de tempo em tarefas repetitivas e na redação de relatórios clínicos manualmente são duas consequências visíveis. Os gestores das clínicas notam também uma menor dependência da equipa de pessoas chave e realçam o benefício de conter a informação centralizada, em contraste com a informação dispersa e perdida dos anteriores modelos de gestão das operações.
 
Plataforma_petuniversal
A internacionalização já é uma realidade? Quantas clínicas já utilizam a Pet Universal nos mercados externos?
 
Neste momento já há 15 clínicas nos mercados externos a utilizarem as nossas soluções, com predominância do mercado espanhol.
 
Quais são as próximas funcionalidades que pretendem lançar na plataforma?
 
O principal produto da Pet Universal é um software de hospitalização veterinária para clínicas e hospitais deste setor. Atualmente estamos focados em converter este software de hospitalização num módulo que vai fazer parte de uma plataforma integral que põe à disposição dos veterinários dez novos módulos: Agenda, Clínica, Exames, Imagiologia, Vendas, Compras, CRM, Equipa, Marketing e Estatísticas.
 
Já captaram investimento junto de investidores privados?
 
Inicialmente existiu um investimento por parte de cada um dos sócios da Pet Universal. Estando nós sediados na IEUA - Incubadora da Universidade de Aveiro, temos a possibilidade de aceder a uma prestação de serviços mais económica e de usufruir de apoio em áreas como contabilidade, advocacia, marketing, entre outras.

A participação na 12ª edição do NOVO BANCO - Concurso Nacional de Inovação, onde obtivemos o primeiro lugar, garantiu-nos um financiamento fulcral para a fase de desenvolvimento em que nos encontrávamos. Para além disto, captamos investimento junto de investidores privados. Numa primeira ronda juntaram-se a nós, como sócios, profissionais do setor veterinário que conhecem o dia a dia da área. Atualmente estamos a negociar e a fechar detalhes com outro possível investidor que consolidaria a segunda ronda.
 

Feedback dos veterinários está a construir a Pet Universal do futuro

Perfil_petuniversal
Colaboração é a palavra-chave no método de trabalho da Pet Universal. A startup tecnológica tem no contacto com o cliente e no nível dos cuidados de saúde prestados aos animais as preocupações centrais para consolidar e reforçar a sua presença em Portugal e expandir para novos mercados. De resto, os veterinários têm papel ativo e o maior contributo na construção da próxima versão do produto da Pet Universal.
 
Qual é a maior prioridade da Pet Universal neste momento?
 
A maior prioridade da Pet Universal é, sempre foi e sempre será o compromisso com os clientes. Sempre trabalhamos “junto, com e para” eles de forma simbiótica. Esta postura cria um vínculo forte. Não se trata de vender um produto ualquer, mas sim de ouvir os seus problemas e preocupações para conseguir dar forma a um produto que satisfaz essa necessidade com excelência, inovação e dedicação. Atualmente, esta prioridade concretiza-se na nossa nova plataforma integral. Os 11 módulos estão estreitamente ligados às necessidades apontadas pelos veterinários de terem tudo o que precisam diariamente à distância de um ou alguns cliques.
 
Como vê a Pet Universal daqui a três anos?
 
O nosso objetivo é sermos reconhecidos como a empresa de referência no desenvolvimento de uma plataforma inovadora e disruptiva sobre animais e com isto ajudarmos a gerir o tempo e as tarefas dos prestadores de serviços, permitindo um melhor acompanhamento e cuidado dos animais. No futuro imediato queremos ampliar a nossa oferta com inovadoras funcionalidades tornando o dia a dia dos veterinários mais fácil e podemos também abraçar desafios em outras áreas. A nossa imaginação não tem limites.
 
Novos mercados e crescimento da faturação em perspetiva para 2018
 
O ano de 2017 assinalou a afirmação da Pet Universal no mercado interno e a entrada em Espanha. Luis Pinto, cofundador da startup, partilha os planos para este ano: “Para o ano de 2018 a Pet Universal pretende tornar-se numa referência a nível nacional e conquistar clientes em pelo menos dois novos países. Queremos fechar novas parcerias de distribuição nos mercados em que vamos entrar e estamos também a desenvolver novas soluções que vão para o mercado”.
 
A Pet Universal surge no mercado em 2015 e no espaço de três anos já acumulou algumas distinções. A empresa já foi finalista do Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE, conquistou a 12ª edição do NOVO BANCO - Concurso Nacional de Inovação e foi uma das startups selecionadas para representar Portugal na Web Summit. O reconhecimento do valor da solução foi ainda reforçado com a captação bem-sucedida de financiamento junto de investidores privados.
 

BI DOS EMPREENDEDORES

 

Luispinto_petuniversal
 
 
Luis Pinto é cofundador da Pet Universal e tem sete anos de experiência em desenvolvimento de software com foco em aplicações web. Formou parte do “epSOS european project”, como especialista em serviços web numa equipa internacional. Recentemente ensinou Tecnologías Web na Universidade de Aveiro.
Susanacosta_petuniversal
 
 
Susana Costa é cofundadora e COO da Pet Universal. A empreendedora tem sete anos de experiência em gestão de projetos e controlo de qualidade. Formou parte do projeto PNPSO (National Program for the Promotion of Oral Health) como analista de requisitos e chefe de garantia de qualidade.
 
 
Vitormartins_petuniversal
 
 
Vitor Martins é cofundador e CTO da Pet Universal. O empreendedor tem três anos de experiência em desenvolvimento de software com foco em aplicações web, tendo experiência direta com a Universidade de Aveiro. Desenvolveu sozinho, o “back office” e o “front office” de uma aplicação que tinha como finalidade gerir as viagens de todos os membros e associados do IT.
 
26.07.2018