PT | EN

Os Jovens e o Futuro da Economia - “Empreendedorismo Social e o Desenvolvimento Económico”

153
O "Empreendedorismo Social e o Desenvolvimento Económico" são os temas em destaque na visita desta quinta-feira do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, à cidade do Porto. Trata-se de uma jornada que decorre na sequência do encontro “Os Jovens e o Futuro da Economia” realizado no passado mês de fevereiro, no Palácio de Belém, e da iniciativa “Economia Real: Empreendedores que não se resignam”, resultante desse encontro, que decorreu em setembro.
 
Na sequência das iniciativas organizadas em fevereiro e setembro, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e o Grupo de Trabalho sobre Empreendedorismo Social, criado no Encontro do Palácio de Belém, convidam o Presidente da República a levar, mais uma vez, esta iniciativa para o exterior, tendo como objetivo visitar no terreno empresas e empreendedores sociais que, de uma forma transversal, exemplificam os diferentes temas que foram debatidos no Palácio de Belém, no passado mês de fevereiro.
 
Para além das visitas a Projetos e Empreendedores Sociais, haverá uma reunião com cerca de cinquenta Empreendedores Sociais oriundos de todo o país, assim como uma Mostra de Projetos de Empreendedorismo Social. Durante a tarde, o Presidente da República junta-se aos Jovens Empreendedores Sociais que têm vindo a aprofundar as reflexões iniciadas em fevereiro, presidindo à sessão de encerramento da jornada, na qual serão apresentadas as ideias e as conclusões dos trabalhos desenvolvidos.
 
Por diversas vezes, o Presidente da República tem afirmado que é preciso dar oportunidade a uma nova geração que quer participar, empreender, e que acredita no seu País.
 
O relançamento da economia depende fundamentalmente dos empresários e, muito particularmente, dos jovens empresários, que conhecem bem as capacidades e potencialidades endógenas do país, desenvolvem adequadas competências técnicas e tecnológicas, apostam na criatividade e na inovação e detêm contactos e redes de conhecimento para encontrar e formatar parcerias competitivas.
 
 
 
12.12.2013