PT | EN

O verão na "timeline" do 31º Portugal Fashion

À semelhança da edição transata, o 31.º Portugal Fashion tem início no MUDE – Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo, em Lisboa, a partir das 17h30 do dia 16 de outubro, e prossegue como habitualmente no Edifício da Alfândega do Porto, entre 17 e 20 do mesmo mês. No MUDE, o evento apresenta as propostas de moda de seis jovens criadores integrados no projeto Espaço Bloom. Já no Edifício da Alfândega, o Portugal Fashion ganha nova dinâmica com uma reorganização espacial que permitirá a realização de todos os desfiles no mesmo piso, bem como um melhor aproveitamento da frente ribeirinha para atividades de animação e convívio social.  

Ao todo, o 31.º Portugal Fashion compreende 36 desfiles (individuais, duplos e coletivos) com as coleções primavera/verão 2013 de dez criadores consagrados, 16 jovens designers, quatro escolas de moda, sete marcas de vestuário e seis marcas de calçado. Destacam-se no line-up Alves/Gonçalves, Anabela Baldaque, Dielmar, Fátima Lopes, Felipe Oliveira Batista, Júlio Torcato, Luís Buchinho, Luís Onofre, Katty Xiomara, Miguel Vieira, Storytailors, entre outras referências da moda portuguesa. 
Para além das coleções de todos estes nomes consagrados, o 31.º Portugal Fashion apresenta as propostas de novos criadores e escolas de moda no Espaço Bloom. Na sua 5.ª edição consecutiva, o Espaço Bloom vai novamente possibilitar a jovens criadores e estudantes de moda a revelação pública dos seus trabalhos numa plataforma informal, multifacetada e onde se cruzam diferentes expressões artísticas. Como referimos, os desfiles em Lisboa enquadram-se no Espaço Bloom e são, por isso, consagrados exclusivamente a seis criadores emergentes mas já com uma linguagem estética consolidada: Susana Bettencourt e Hugo Costa; Andreia Lexim e Diana Matos; Estelita Mendonça e Daniela Barros.
 
No Edifício da Alfândega do Porto, os desfiles do Espaço Bloom têm lugar nos dias 19 e 20 e contam com a participação de quatro escolas de moda (Modatex, ESAD, Escola de Moda do Porto e Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas) e de dez jovens designers. Ainda no programa para o Porto, há a salientar os desfiles coletivos de marcas de vestuário e de calçado, com os quais o Portugal Fashion promove, de acordo com a sua missão institucional, dois setores fundamentais da Fileira Moda e que muito contribuem para a competitividade externa, para o crescimento económico e para a criação de emprego no nosso país.
 
Para otimizar a realização de um tão vasto programa de desfiles no Edifício da Alfândega do Porto, o 31.º Portugal Fashion vai organizar-se em moldes diferentes das edições passadas. Desde logo, todos os desfiles previstos no line-up (passerelle principal e Espaço Bloom) têm lugar no piso térreo do Edifício da Alfândega, assim como as atividades paralelas de animação cultural (exposições e concursos, por exemplo) e de convívio social (festas e DJ sets). Esta mudança obriga a uma profunda reorganização daquele piso do edifício, esperando-se com isso uma nova dinâmica na vivência do evento por parte dos seus participantes e convidados. Aliás, está previsto um maior aproveitamento do espaço exterior do edifício debruçado sobre o rio Douro, precisamente para brindar os convidados do evento com a soberba vista da frente ribeirinha. 
 
A nova organização espacial do evento entronca, de resto, no tema desta 31.ª edição: “Timeline”. Há como que uma linha do tempo delineada num só piso do edifício, em função da qual tudo acontece em sequência. Ou seja, um percurso é gizado e a sua conclusão obedece a uma lógica espácio-temporal específica. 
 
O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e atualmente financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Compete – Programa Operacional Fatores de Competitividade. 
 
PROGRAMA 
 
16
TERÇA 
(Mude - Lisboa)
17H30 Bloom – Susana Bettencourt / Hugo Costa
18H30 Bloom – Andreia Lexim / Diana Matias
19H30 Estelita Mendonça / Daniela Barros
 
17
QUARTA 
(Alfândega do Porto)
21H00 Storytailors
22H00 Anabela Baldaque
23H00 Luís Buchinho Resort
 
18
QUINTA 
(Alfândega do Porto)
20H00 Júlio Torcato
21H00 Elisabeth Teixeira
22H00 Katty Xiomara
23H00 Miguel Vieira
 
19
SEXTA 
(Alfândega do Porto)
18H30 Bloom - Modatex
19H00 Alves / Gonçalves
19H30 Bloom - Carlos Couto / Ana Segurado
19h45 Bloom – Entrega de Prémio L’ Aguille D’ Or
20H00 Diogo Miranda
20H30 Bloom – Carla Pontes
21H00 Felipe Oliveira Baptista
22H30 Tmcollection  by Teresa Martins
23H00 Bloom – Elionai Campos / João Melo Costa
23H30 Michael Bastian
 
20
SÁBADO
(Alfândega do Porto)
15H00 Industry: Concreto by Hélder Baptista /  Mad Dragon Seeker by Alexandrine Cadilhe & Daniel Simões
15H30 Bloom - ESAD
16H00 Shoes: Cohibas; Dkode; Fly London; Goldmud + Alexandra Moura; Nobrand; Silvia Rebatto;
16H30 Bloom - Árvore
17H00 Carlos Gil
17H30 Bloom - EMP
18H00 Vicri
18H30 Bloom - Autopsy by Jordann Santos
19H00 Meam by Ricardo Preto
19H30 Bloom - Cláudia Garrido
20H00 Lion of Porches
20H30 Bloom - Teresa Abrunhosa
21H30 Luís Onofre
22H00 Bloom - Klar
22H30 Dielmar
23H00 Bloom – Joana Ferreira
23H30 Fátima Lopes
15.10.2012