PT | EN

Novo EU Report: lançar startups no contexto europeu

Infotec

Clarificar as oportunidades, subvenções, instrumentos financeiros e outros mecanismos de apoio ao lançamento de startups, apelando à maior competitividade e iniciativa dos empresários do velho continente, é o principal propósito do quinto EU Report. Centrado nas TIC, o documento especifica oportunidades e programas de aceleração à disposição dos empreendedores do presente e futuro, contemplando prémios, concursos, conferências ou programas de networking à escala europeia.

Intitulada “Startups na UE: da idealização à concretização”, esta publicação insere-se numa coleção de 12 relatórios europeus publicados ao longo de 2013 pela ANJE. Para trás, mas ainda disponíveis para download, ficam análises aprofundadas ao Plano de Ação Empreendedorismo 2020, ao empreendedorismo feminino e ao financiamento de PME e jovens empresários no contexto da União Europeia.

Neste novo documento, surge em destaque a “Parceria público-privada para a Internet do futuro”. Parceria essa cuja terceira fase de financiamento está avaliada em 500 milhões de euros, destinados ao desenvolvimento de novas aplicações e serviços para a Internet. Com candidaturas abertas até 10 de dezembro, a parceria define os primeiros contornos já hoje e amanhã, num evento dedicado à construção de parcerias futuras da Internet em toda a Europa. Facilitar a cooperação internacional e reunir as partes interessadas da UE e seus países associados é o principal objetivo da iniciativa.

Na análise detalhada ao universo do empreendedorismo de base tecnológica, o documento assinala as principais conferências a realizar em solo europeu no futuro próximo e menciona a importância da plataforma “Startup Europe Partnership” nas funções de partilha de informação e facilitação de contactos.

Inseridos no rol de conteúdos abordados estão ainda outros programas de ação no domínio da iniciativa empresarial, como o European Business Angels Network ou o programa de Erasmus para Jovens Empreendedores. A encerrar o documento estão os programas de incentivo a aplicar a partir de 2013, acompanhados pela divulgação das bases do programa Horizonte 2020, que entrará em vigor apenas em 2014.

A ANJE edita os “EU Reports” em colaboração com Magellan - Associação para a Representação dos Interesses Portugueses no Exterior. Trata-se de uma ação do projeto Infotec PME, no âmbito do qual a associação dinamiza um conjunto de ações que visam contribuir para o reforço da produtividade e competitividade das empresas e para a participação destas no mercado global.

Clique aqui para aceder ao quinto "EU Report".

17.09.2013