PT | EN
Voltar à listagem
20
Mar. 2018

Meet the Market Sérvia

Área
Anje
Horário
09h30 -12h00
Local
Sede Nacional da ANJE - Porto (Rua Paulo da Gama)
Meet_the_market_servia
ENQUADRAMENTO
 
A ANJE e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa organizam no próximo dia 20 de março a sessão "Meet the Market Sérvia". A iniciativa terá lugar na Sede Nacional da ANJE, no Porto, e vai abordar o ambiente de negócios e as oportunidades disponíveis para as empresas portuguesas no mercado da Sérvia.
 
PROGRAMA
 
09h00 - Registo dos participantes
 
09h30 - Abertura
João Paes Cabral, Diretor Assuntos Europeus da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa
Oliver Antic, Embaixador da Sérvia em Portugal
Tiago Silva Pereira, Diretor Nacional da ANJE
 
09h45 - Sérvia - Uma perspetiva histórica
Gaporsul*
 
10h00 - Sérvia - Ambiente de Negócios e Oportunidades para as Empresas Portuguesas
Oliver Antic, Embaixador da Sérvia em Portugal
 
10h20 - Como negociar com a Sérvia?
Paulo Franzini, Balkans Gate
 
10h40 - Experiências de Empresas Portuguesas na Sérvia*
 
11h30 - Debate
 
12h00 - Encerramento
 
*A confirmar
 
SOBRE A SÉRVIA
 
Apesar da sua dimensão reduzida, a economia emergente da Sérvia desempenha hoje um papel de destaque no contexto dos países da ex-Jugoslásvia - um universo de cerca de 21 milhões de consumidores. O país mantém um registo regular positivo nas balanças comerciais com estes países sendo por isso uma boa porta de entrada para toda a região.
 
As reformas económicas como parte do processo de adesão da UE e do acordo com o FMI, a sua localização estratégica nos Balcãs, uma mão-de-obra qualificada e a baixo custo e os Acordos de Livre Comércio com a UE, Rússia, Turquia e com países membros do Acordo de Livre Comércio da Europa Central são atualmente os fatores mais favoráveis ao crescimento económico do país.
 
A Sérvia está a desenvolver reformas económicas estruturais, necessárias para garantir a prosperidade a longo prazo do país, a melhoria do clima de negócios e a recuperação do consumo. A evolução económica do mercado tem sido marcada por uma tendência positiva, muito devido à recuperação do mercado de trabalho. Estima-se que o crescimento ronde os 3-4% a médio prazo.
 
O agro-negócio, construção e infraestruturas, dispositivos médicos, equipamentos de geração e transmissão de energia e as telecomunicações são algumas áreas em destaque com boas oportunidades para as empresas portuguesas neste mercado. 
 
INSCRIÇÕES
 
A participação na sessão é gratuita, mas está sujeita a inscrição obrigatória. Para confirmar a sua participação preencha o formulário disponibilizado aqui.
 
CONTACTOS
 
c. Sofia Vale