PT | EN

Grupo Valérius arrecada primeiro ScaleUp Portugal Award - Industry 4.0

Scaleup%20award%20industry%204.0_val%c3%a9rius

O Grupo Valérius acaba de vencer a edição de estreia do Scaleup Portugal Award – Industry 4.0. O galardão promovido pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários visa distinguir uma pequena e média empresa de elevado crescimento, enquadrada no segmento da Indústria 4.0, pelo seu trajeto positivo e diferenciador num setor tradicional da economia portuguesa. A aposta na inovação e flexibilidade produtiva valeram à PME sediada em Barcelos a vitória na primeira edição da competição. O galardão foi entregue na noite de 29 de novembro, no Palácio da Bolsa (Porto), durante a Gala do Prémio do Jovem Empreendedor.

A ANJE reservou algumas novidades para a Gala do Prémio do Jovem Empreendedor deste ano. A par dos habituais Prémio do Jovem Empreendedor e Prémio Carreira, foram ainda atribuídos, na noite de 29 de novembro, os Scaleup Portugal Awards Tech e Industry 4.0, bem como o Prémio do Jovem Empresário Powered by Dinheiro Vivo. Com o galardão Scaleup Portugal Award – Industry 4.0, a Associação visa enaltecer o trabalho e os resultados positivos obtidos por uma PME a operar num setor de mercado tipicamente tradicional, pela sua aposta na inovação, tecnologia e incorporação dos princípios da Indústria 4.0.
 
No universo de candidatos elegíveis à vitória no prémio Scaleup Portugal Awards - Industry 4.0 constam apenas as PME que exportam 15% ou mais da sua produção, com uma taxa de crescimento igual ou superior a 20% nos últimos três anos e receitas balizadas entre os cinco e os 50 milhões de euros. Trata-se, pois, de um conjunto de negócios que representa apenas 0,3% do tecido empresarial a operar em Portugal e que assume responsabilidade direta por 10,5% dos novos postos de trabalho criados no país. Sendo o Grupo Valérius capaz de gerar subsidiárias com tais critérios.
 
GRUPO VALÉRIUS: UMA HISTÓRIA DE SUCESSO COM ARRANQUE EM PERÍODO DE CRISE
 
Na edição de estreia do Scaleup Portugal Awards - Industry 4.0, o Grupo Valérius foi distinguido após um processo de avaliação independente levado a cabo pela PwC Portugal. A organização sediada em Barcelos e criada durante o período e contexto de crise económica traçou, desde então, um percurso ascendente no mercado e trabalha atualmente com mais de duas dezenas de mercados externos. Presidido atualmente por José Manuel Vilas Boas Ferreira, o Grupo Valérius apresenta uma grande capacidade de produção e uma área de fábrica de 3500 m2. Com quatro estações de corte automático e equipamento especializados em peças técnicas, a empresa trabalha com prazos de entrega de seis semanas e tem um processo produtivo flexível e adaptável às encomendas de grande e pequena dimensão. 
 
A inovação e a tecnologia são duas apostas centrais da empresa para garantir a diferenciação junto do cliente. Um exemplo é a plataforma desenvolvida pelo Grupo Valérius que permite aos clientes saber, em tempo real, em que estado se encontra a sua encomenda (na tinturaria, nos acabamentos ou outra fase do processo produtivo). Esta diferenciação tem sido acolhida positivamente pelos clientes e a empresa PME portuguesa trabalha já com vários mercados do velho continente, apresentando um volume de faturação superior a 30 milhões de euros.
 
Para Adelino Costa Matos, Presidente da ANJE, “A integração do Scaleup Portugal Award – Industry 4.0 na Gala do Prémio do Jovem Empreendedor surge como uma consequência natural do novo paradigma que estamos a viver na indústria em Portugal. A incorporação de tecnologia e inovação nos processos produtivos dos setores tradicionais é cada vez mais comum e por isso fazia todo o sentido distinguirmos os novos valores que estão a despontar na nossa economia pela aposta destemida na implementação dos princípios da Indústria 4.0”, confirma o responsável.
 
O Grupo Valérius é uma referência da nova geração de empresas que está a crescer no setor têxtil e a contribuir significativamente para o crescimento do volume de exportações. A história da empresa serve ainda como exemplo para os jovens empresários da área, pois o Grupo Valérius nasceu num contexto de crise e dificuldade e foi neste enquadramento que decidiu apostar na inovação, tecnologia e mudança para criar uma diferenciação positiva e singrar no mercado global. É, por isso, com satisfação e orgulho que a ANJE premeia a PME, que produz a partir de Barcelos para o mundo com o primeiro Scaleup Portugal Award – Industry 4.0”, observa Adelino Costa Matos.
 
30.11.2017