PT | EN

Erasmus para Jovens Empreendedores: A experiência de uma jovem empresária em Madrid

Unono%20e%20angela
O Erasmus para Jovens Empreendedores é um programa de intercâmbio internacional que permite a jovens empreendedores e empresários experientes reforçarem competências para a gestão de negócios. Com duração balizada entre um e seis meses, as experiências de mobilidade conferem uma bolsa mensal com valores a oscilar entre os 530 e os 1100 euros. 
 
Quer reforçar competências no estrangeiro? Veja o que mudou na carreira de uma jovem empreendedora portuguesa que está a usufruir da sua experiência de intercâmbio em Madrid.
 

A experiência de Ângela Parreira João na Unono 

"Estou a participar no programa Erasmus para Jovens Empreendedores em Madrid para entrar no mundo do empreendedorismo e desenvolver uma ideia de negócio. Optei por realizar o intercâmbio na Unono - startup que lançou uma plataforma de recrutamento e pré-seleção de talento júnior - por apresentar algumas semelhanças com a minha ideia de negócio. 
 
Tenho participado em reuniões com potenciais clientes e também em reuniões de equipa, nas quais percebi como o Empresário de Acolhimento coordena e delega as atividades dos diferentes departamentos da Unono. Já tive também a oportunidade de apoiar a equipa de Talent Acquisition em alguns processos de recrutamento e seleção, de forma a ter um contacto mais direto com o core business da empresa. 
 
Assim, já foi possível conhecer diferentes perspetivas de um negócio: como gerir uma empresa mantendo os departamentos bem coordenados na perseguição de um objetivo comum e como angariar novos clientes e dar resposta aos seus desafios. 
 
Sinto-me privilegiada por ter esta oportunidade de contactar com a realidade de uma startup que ainda se está a posicionar no mercado e tenho a certeza que esta foi uma experiência determinante na minha vida.  Afinal o EYE não é só um ponto de ligação com novas empresas, mas também com uma nova cidade, novas pessoas, novas culturas, novos ensinamentos. E tudo isso nos enriquece!".

As vantagens do Erasmus para Jovens Empreendedores

A participação no programa de intercâmbio confere vantagens aos empresários de acolhimento e jovens empreendedores. No caso dos empresários de acolhimento a melhoria de resultados com a integração de novas abordagens ao mercado, a descoberta de oportunidades de cooperação, o acesso a informação privilegiada sobre novos mercados e a conquista de um parceiro válido para a internacionalização dos negócios são quatro vantagens claras proporcionadas pelo programa.
 
Já os jovens empreendedores têm a oportunidade de expandir a sua rede de contactos, obter formação em contexto profissional no estrangeiro e contactar com ferramentas essenciais para desenvolverem as suas startups.
 
A ANJE está atualmente a apoiar oito empresários de acolhimento (em 18 candidaturas recebidas) e sete jovens empreendedores (em 26 inscrições registadas) no novo ciclo do programa de intercâmbio. Informações adicionais e inscrições disponíveis aqui.
 
27.07.2018