PT | EN

Erasmus para Jovens Empreendedores: 10 anos, 14 mil empreendedores e 7 mil intercâmbios

Adult-business-meeting-business-people-1438072
Foi lançado em 2009 e hoje, uma década depois, já possibilitou mais de 7 mil colaborações entre novos empreendedores e experientes empresários por toda a União Europeia. Falamos do Erasmus para Jovens Empreendedores – o projeto financiado pela Comissão Europeia que integra, desde 2012, o Programa para a Competitividade e Inovação da União Europeia, proporcionando a milhares de jovens europeus oportunidades para desenvolver competências de gestão úteis para conceberem e aprimorarem as suas próprias ideias de negócio, em quase 40 países dentro e fora da UE.
 
Foram já 14 mil os empreendedores impactados pelo projeto – novos e experientes – numa experiência verdadeiramente imersiva de troca de ideias e práticas de negócio inovadoras, originando novos conceitos, produtos, serviços e empresas. De acordo com os dados da organização do programa, o Erasmus para Jovens Empreendedores já possibilitou a criação de mais de 250 novas empresas e 2 mil novos postos de trabalho – isto apenas entre os anos de 2014 e 2016.
 
A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários é uma das entidades que integra o consórcio do programa, sendo um dos principais pontos de contacto em Portugal e líder europeu no Ciclo 10  no que respeita ao número de intercâmbios promovidos. Nuno Ricardo, coordenador do Erasmus para Jovens Empreendedores na Associação, reforça a importância da colaboração internacional possibilitada pelo projeto. “Há muito para aprender com parceiros internacionais. Quando tempos uma ideia muitas vezes não temos noção de alguns problemas que vamos encontrar no mercado, seja no desenvolvimento do produto ou na forma como entra no terreno. Claro que há desafios que podem ser vencidos em Portugal, mas existem questões estruturais que muitos destes empreendedores tiveram de vencer nos seus países e ao aprender com eles podemos estar a dar um enorme passo da nossa empresa.”, afirma o responsável.
 
Kristin Schreiber, Diretora do Programa para a Competitividade e Inovação da União Europeia, faz um balanço positivo dos primeiros dez anos de existência do projeto. “O Erasmus para Jovens Empreendedores é altamente apreciado pelos empreendedores porque os ajuda a potenciar os seus negócios de uma forma tangível. O programa ajuda a criar novas empresas e postos de emprego, apoiando os empreendedores no seu crescimento profissional. Queremos ver este projeto tornar-se cada vez mais importante para formar empreendedores de sucesso e fazer crescer e escalar mais startups e PME’s”, complementa.
 
 
ANJE lidera ranking Europeu do Programa para Jovens Empreendedores
 
Sendo um dos pontos de contacto do projeto em Portugal, a ANJE fechou o ano de 2018 no 1º lugar do ranking de entidades europeias que mais promoveram estágios ao abrigo do programa Erasmus para Jovens Empreendedores, tendo apoiado, no total 31 intercâmbios – 11 portugueses que foram para partiram além-fronteiras e 20 empreendedores estrangeiros que escolheram aprender sobre a sua área de negócio em Portugal.
 
 Em 2018, a ANJE apoiou um total de 31 intercâmbios no âmbito do Erasmus para Jovens Empreendedores, com 11 empreendedores portugueses a viajar para fora e 20 empreendedores estrangeiros a viver a sua experiência em Portugal.
 
No que aos destinos diz respeito, Espanha, Itália e Alemanha foram os mais procurados por jovens portugueses apoiados pela ANJE. No sentido inverso, foram os alemães, italianos e espanhóis quem mais escolheu Portugal. Ao longo deste ciclo – que se prolonga até janeiro de 2020 e que ainda está a aceitar candidaturas –, a ANJE apoiou ideias em diversas áreas de atuação que vão de empresas de turismo local à criação de um espaço na área da restauração.
 
No final de janeiro de 2018, tinham sido já 245 as candidaturas de empreendedores portugueses para ir para fora e 234 as propostas de empresários estrangeiros para os acolher nos seus países. Já entre dezembro de 2017 e janeiro de 2016, um total de 546 empreendedores de outros países escolheram Portugal como destino do seu intercâmbio no âmbito do Erasmus para Jovens Empreendedores, reforçando o potencial do ecossistema empreendedor português.
 
23.07.2019