PT | EN

Empreendedorismo Feminino: relatório divulga oportunidades e apoios da UE

Infotec

A ANJE promove, ao longo do ano 2013, a publicação de um conjunto de 12 relatórios europeus, sob o título “EU Reports”. Depois da edição inaugural, dedicada ao Plano de Ação Empreendedorismo 2020, a associação lança um documento intitulado “Empreendedorismo Feminino”, no âmbito do qual a iniciativa empresarial é analisada na perspetiva do género e as oportunidades e apoios em evidência são destinadas a atuais e potenciais empresárias. 

Por interposto de um completo, mas abreviado, enquadramento europeu dos negócios no feminino, o documento evidencia as medidas afetas às empreendedoras, criadas no âmbito do Plano de Ação Empreendedorismo 2020, e destaca as políticas governamentais, a educação, a inovação, as redes e o acesso ao crédito como os cinco pilares fundamentais para o crescimento da iniciativa empresarial das mulheres. 
 
Numa perspetiva pragmática, voltada precisamente para os referidos pilares, o segundo “EU Report” dá a conhecer entidades e projetos que podem abrir portas às empresárias, nomeadamente a European Trade Association for Business Angels, que tem concedido particular atenção aos projetos femininos, bem como a Rede Europeia de Embaixadoras do Empreendedorismo. 

Disponibilizados gratuitamente em versão digital no site da ANJE, os 12 “EU Reports” distinguem-se pela sua diversificação temática, embora versem essencialmente sobre mercados internacionais e respetivas oportunidades, partindo da network europeia e das suas ferramentas de suporte e apoio, numa lógica de aproximação ao velho continente.

A ANJE edita os “EU Reports” com o suporte técnico da Magellan - Associação para a Representação dos Interesses Portugueses no Exterior, com representação em Bruxelas. Trata-se de uma ação do projeto Infotec PME, no âmbito do qual a ANJE dinamiza um conjunto de ações que visam contribuir para o reforço da produtividade e competitividade das empresas, para a participação destas no mercado global. 
 
Aceda aqui aos "EU Reports". 

 

16.04.2013