PT | EN

Empreendedores rendem-se ao potencial do Facebook e demais redes sociais

Webb_2

No dia em que o Facebook comemora o seu 10º aniversário, fazemos uma antevisão da agenda ANJE para os próximos dias em matéria de formação e outras iniciativas ligadas às redes sociais, bem como à sua utilização em contexto empresarial. O workshop “Empresário 2.0”, que acontece amanhã, no Porto, dá o pontapé de saída para um vasto calendário onde cabem, além da rede social criada por Mark Zuckerberg, plataformas como Linkedin e Youtube ou ainda ferramentas como Prezi. É a resposta da associação à emergência dos empreendedores digitais.

Na era dos nativos digitais e da geração touch screen, a ANJE reconhece a crescente afirmação de uma outra nova geração: a dos empresários digitais. Aos muitos negócios que surgem na web 2.0 e que dela tiram proveito para explorar novas áreas ou potenciar ideias existentes juntam-se empresários, gestores e respetivas equipas de comunicação que, embora não tenham negócios centrados na Internet, estão rendidos ao potencial do social media marketing e procuram, cada vez mais, reforçar competências e atualizar conhecimentos.

É neste contexto que a ANJE promove amanhã e quinta-feira o workshop “Empresário 2.0: como otimizar a presença online”. Conduzida pelo especialista nesta área Pedro Caramez, a iniciativa propõe uma análise às plataformas mais importantes no mundo empresarial e um esclarecimento das principais regras para o relacionamento com consumidores nas redes sociais. Ao nível do Facebook, a sessão formativa propõe trabalhar a otimização de perfil e de páginas ou grupos, para além de discorrer sobre publicidade, aplicações adaptadas às empresas, estratégias de marketing e ainda ferramentas de monitorização e avaliação da presença na plataforma. Uma abordagem igualmente detalhada será efetuada à rede profissional Linkedin, ao passo que as redes Twitter, Instagram, Foursquare e Pinterest serão estudadas numa ótica mais abrangente.
 

Como conseguir lucros para além dos gostos?

Amb4

No dia 7 de fevereiro, no Alentejo, a ANJE promove um curso exclusivamente dedicado ao Facebook, cujo propósito passa pela resposta a uma das questões mais colocadas pelos empresários nesta matéria de social media: “Como conseguir lucros para além dos gostos?”. Em Lisboa, no dia 13 de fevereiro, as atenções viram-se para a importância de contar histórias, através da iniciativa de reflexão informal Talkin Café, subordinada ao tema “Storytelling: a arte de comunicar e persuadir nos social media”.

Complementarmente, a ANJE promove outras ações formativas com relevância para as atividades de comunicação digital em contexto profissional, a saber: Prezi – como elaborar apresentações de sucesso (Porto, 7 de fevereiro); Como construir um Plano de Marketing em tempos de mudança constante (Porto, 10 de fevereiro); Youtube Video Marketing (Porto, 18 de fevereiro); Comunicação para PME (Lisboa, 26 de fevereiro); e LinkedIn - 7 passos para ter sucesso (Lisboa, 21 fevereiro).

Em destaque na agenda da ANJE, não por ser da sua responsabilidade, mas por contar com o seu apoio promocional, está ainda a iniciativa Marketing Marathon 2014, que decorre entre os dias 10 e 14 de fevereiro, nas instalações do IPAM e do Instituto Superior da Maia, no Porto. Organizada pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, estas jornadas centram atenções no conceito de "Content Marketing", refletindo sobre temas estruturantes na área de conteúdos das marcas. Também aqui o universo digital e social deverá merecer particular destaque.

04.02.2014