PT | EN

Empreendedora nortenha inova no setor imobiliário algarvio

Perfil

Isabel Baptista nasceu, estudou e construiu carreira no Porto. Mas foi em Tavira que se fez empreendedora. A experiência e o know-how na área dos Recursos Humanos são agora aplicados na MajorDomus, uma empresa de serviços integrados de gestão e manutenção de propriedades, nascida em 2011. A ligação ao setor imobiliário, fortemente afetado pela crise, exige da empresa um esforço acrescido, sobretudo de inovação. Os arrendamentos e a rentabilização de casas e apartamentos na região do Algarve são os serviços base, que podem ser complementados por ofertas personalizadas tão variadas como mercearia ao domicílio. O objetivo é que, independentemente dos alugueres que possam ter ocorrido, o proprietário encontre o imóvel nas condições por ele definidas como preferenciais e possa usufruir do seu espaço com as comodidades de um hotel. 

 
O target da empresa é composto “tanto por empresas que querem rentabilizar os seus ativos imobiliários, colocando-os no mercado de alojamento local, como por proprietários de uma segunda habitação, que a par do usufruto da mesma pretendem garantir a sua rentabilização, de uma forma cuidada, segura e com elevados padrões de qualidade”, afirma Isabel Baptista. A A MajorDomus está ainda vocacionada para “um segmento de mercado que privilegia um serviço personalizado”, acrescenta a empreendedora, introduzindo em simultâneo uma das apostas estratégicas da empresa: a personalização de toda a oferta. 
 
A possibilidade de um serviço 100% à medida é uma alternativa aos serviços contratuais disponibilizados, o mais completo dos quais inclui: rentabilização da propriedade através de arrendamentos; preparação e fecho da habitação; limpeza; reparações de manutenção; gestão de contratos de manutenção de jardins e piscinas; organização de programa de férias; manutenção do automóvel parqueado na habitação; e abastecimento do frigorífico e da despensa na véspera da chegada do proprietário. 
 
A diferenciação face à concorrência alarga-se à política de preços, tal como explica Isabel Baptista: “tendo por base o conceito exclusivo de prestação de serviços, independentemente da rentabilização do ‘bem do cliente’, asseguramos a promoção dos arrendamentos de curta duração e respetiva execução sem cobrar qualquer comissão”. A transparência é ainda assegurada pelo acesso exclusivo a uma plataforma web, onde o cliente pode consultar “toda a informação relacionada com a sua propriedade”. 
 

IEFP apoiou projeto liderado por duas irmãs

Perfil_isabelbaptista02

Isabel Baptista trabalhou no Grupo Salvador Caetano e na Mota-Engil, onde coordenava a Direção de Desenvolvimento de Recursos Humanos da empresa de serviços partilhados do grupo. A mudança para o Algarve foi uma opção pessoal, mas fez-se acompanhar de novos desafios profissionais: “quando decidi por razões pessoais render-me aos encantos de Tavira, vim trabalhar para uma empresa com sede no Porto, para uma área completamente nova - contentorização enterrada de resíduos sólidos e orgânicos”. Com a empresa a padecer da conjuntura, decidiu em 2011 criar a MajorDomuns, concretizando uma ideia que surgira já quando decidira comprar uma segunda habitação naquela conselho algarvio e se confrontara “com algumas ineficiências do mercado”. 

O projeto foi lançado em conjunto com a irmã arquiteta e o investimento inicial de 20 mil euros foi financiado pelo programa de criação do próprio emprego do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional. O objetivo passará agora pela conquista de quota de mercado “no setor do arrendamento personalizado de elevada qualidade do sotavento algarvio”. Entre as opções seguidas para combater a crise, Isabel Baptista destaca a “estratégia de parcerias com as empresas”, acrescentando que a mesma “começa a dar os seus resultados e é a grande aposta para 2012”.
 
Isabel Baptista é associada da ANJE e evidencia o papel da associação no apoio “aos jovens empresários de micro e pequenas empresas”, nomeadamente “através da possibilidade de recurso a uma estrutura de suporte, que fomente a rede de network e a sustentabilidade crítica e séria, junto de parceiros e entidades”. 

MajorDomus

Atividade: Serviços Integrados de Gestão e Manutenção de Propriedades
Sede: Tavira
Investimento Incial: 20 mil euros 
Contactos: www.majordomus.pt
29.05.2012