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Concurso Bloom abre portas aos novos talentos da moda nacional

Bloom_concurso2013

A aposta nos jovens criadores nacionais continua a ser uma bandeira do Portugal Fashion, materializada pela promoção de mais uma competição direcionada aos novos talentos, agora designada Concurso Bloom. As inscrições para a competição decorrem até ao dia 8 de novembro. Além da integração na próxima edição outono/inverno do Portugal Fashion (março de 2014), os designers apurados poderão beneficiar de apoio financeiro e estratégico.

O concurso encontra-se aberto a jovens entre os 18 e os 35 anos, residentes em Portugal e com formação académica nas áreas da moda, confeção e/ou design. Para concorrer é necessário submeter um dossier original,  nunca apresentado em público, reunindo o "curriculum vitae", o tema ou conceito das propostas, a memória descritiva, o painel de ambiente e a paleta de cores e materiais utilizados. Os candidatos deverão ainda integrar, no mesmo documento, croquis ilustrados e técnicas referentes aos quatro coordenados candidatos, realçando, através de legenda, as características essenciais para a boa interpretação de cada peça.

No dia 22 de novembro, o júri do concurso selecionará os doze dossiers que transitarão para a segunda fase. A partir daí, os designers escolhidos serão responsáveis pela missão de, até 3 de janeiro de 2014, produzir e entregar um coordenado, cuja avaliação determinará os oito candidatos apurados para a fase seguinte do concurso. A terceira etapa do Concurso BLOOM será a apresentação dos trabalhos num desfile integrado no calendário da 33ª edição do Portugal Fashion (outono/inverno 2014/15), sendo que dos oito criadores selecionados apenas quatro serão apurados como vencedores, com a atribuição da respetiva classificação no final do desfile.

Os quatro criadores reconhecidos pelo concurso poderão beneficiar de um conjunto de apoios de ordem financeira, técnica, promocional e estratégica. Além da apresentação da coleção no Espaço Bloom Portugal Fashion, em outubro de 2014 e em março de 2015, os vencedores poderão usufruir de um incentivo financeiro de mil euros para criação e desenvolvimento dos respetivos trabalhos.

A aposta em jovens criadores é, sem dúvida, um dos pilares da estratégia do Portugal Fashion. O projeto que a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários promove em parceria com a ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal quer ser, cada vez mais, um trampolim para talentos emergentes, de forma a renovar o panorama da moda nacional, a facilitar a integração de novos designers na cadeia de produção e distribuição. A dinamização de concursos dirigidos aos novos talentos teve início em 2004 e já foi responsável pelo lançamento no mercado de nomes como Filipe Trindade, Pedro Pinto, Diogo Miranda, Ivo Calado e, mais recentemente, Carla Pontes, João Melo Costa e Elionai Campos. 

09.08.2013