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12
Jan. 2018

Coffee Linc "O Regulamento Europeu de Proteção de Dados e Segurança da Informação"

Área
Anje
Horário
09h00 - 11h00
Local
Núcleo da ANJE do Alentejo (Rua Fernanda Seno, nº6, Horta das Figueiras, Évora)

ENQUADRAMENTO

A ANJE organiza o evento Coffee Linc, juntamente com a apresentação "O regulamento europeu de proteção de dados e segurança da informação", no dia 12 de janeiro. A iniciativa decorre nas instalações da Associação em Évora e consiste num meeting de networking e oportunidades de negócio, colocando também em perspetiva a temática da proteção de informação pessoal e integridade do consumidor na União Europeia.

Proteger a informação pessoal e a integridade do consumidor, tornou-se numa prioridade máxima para a União Europeia. Com a entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) 679/2016, estabelecem-se os Direitos dos cidadãos no que concerne ao tratamento dos seus dados Pessoais, bem como os Princípios da proteção dos dados e as Obrigações, das entidades, que recolhem, tratam dados de pessoas singulares, bem como regime sancionatório associado ao incumprimento do RGPD. Neste contexto, a correta implementação do Regulamento da Proteção de dados, necessita da criação de um Sistema de Gestão da Segurança da Informação, que garanta a implementação e manutenção de todos os requisitos estabelecidos pelo RGPD 679/2016.
 
COMPETÊNCIAS
No final da ação os participantes devem estar aptos a aplicar os requisitos legais decorrentes das atualizações ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (Reg. UE 679/2016), bem como as ferramentas e controlos para garantir a Segurança da Informação, nas suas organizações. 
 
PROGRAMA
  1. Principais alterações ao regulamento da Proteção de dados e o regime sancionatório associado;
  2. O impacto do regulamento na vida dos consumidores e consequentemente na economia;
  3. Os Princípios da proteção de dados, os Direitos dos titulares dos dados e as Obrigações dos responsáveis pelo seu tratamento;
  4. A figura do "Data Protection Officer" (DPO) ou encarregado dos dados;
  5. Modelos de Sistemas de Gestão da Segurança da Informação (SGSI) e metodologias sugeridas para manter a Segurança da Informação nas organizações;
  6. Requisitos da norma 27001 e os controlos associados;
  7. Ferramentas da gestão do risco aplicáveis ao SGSI.
ORADORES
 
Filipa Iglésias
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. Advogada da Abreu Advogados desde 2007, onde exerce a sua atividade predominante nas áreas de Proteção de Dados, Propriedade Intelectual e Indústrias Criativas. Concluiu o Curso Pós Graduado em Direito Intelectual na Universidade de Lisboa e o Mestrado em Gestão das Indústrias Criativas na Universidade Católica Portuguesa. É investigadora na área do Património Imaterial e Direitos de Autor e doutoranda na Universidade do Porto.  É membro da IAPP – International Privacy Professionals Association, tendo obtido as certificações CIPM – Certified Information Privacy Manager CIPP/E  Certified Information Privacy Professional Europe.
 
Marisol Ruivo
Licenciada em Engenharia do Ambiente no Instituto Politécnico de Leiria (Escola Superior de Tecnologia e Gestão) e Mestrada pela Universidade de Aveiro, exerce funções de Formadora, Consultora e Auditora em Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança no Trabalho, Segurança Alimentar e Segurança da Informação) desde 2009 em diversas organizações enquanto colaboradora da CEG&ID.
 
José Morais
Licenciado em Engenharia da Produção e Mestrado em engenharia Industrial pela Universidade Nova de Lisboa, é detentor ainda de Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade através da Cequal. Tendo uma vasta experiencia enquanto formador, consultor e auditor em sistemas de gestão, atualmente é gerente na CEG&ID, exercendo funções de consultor em Sistemas de Gestão da Segurança da Informação, Auditor em Sistemas de Gestão nos clientes da CEG&ID e Auditor pela APCER em diversas organizações.
 
PARA QUEM?
Público em geral com interesse em adquirir e/ou reforçar competências nesta temática. 
 
INVESTIMENTO
A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória no formulário.
 
CONTACTOS
c. Alexandra Mota
t. 266 104 102 / 266 707 007