PT | EN

Concurso "Building Global Innovators" financia projetos tecnológicos

Estão abertas até 31 de maio as candidaturas à 3ª edição do Building Global Innovators, um concurso de empreendedorismo promovido pelo MIT Portugal, em parceria com o ISCTE e a Caixa Capital. Reconhecida como uma referência do empreendedorismo de base tecnológica, a iniciativa reúne prémios no valor de um milhão de euros.

Esta é uma oportunidade única para start-ups ou spin-offs universitárias com menos de cinco anos de existência e uma faturação anual inferior a 2,5 milhões de euros. O concurso está também aberto a empreendedores, universidades, politécnicos e institutos dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de projetos empresariais de base tecnológica, vocacionados para mercados globais. 

Para concorrer, é necessário apresentar um projeto nas quatro áreas da competição: ciências da vida, sistemas sustentáveis de energia e transportes, tecnologias de informação e internet, produtos e serviços de consumo. O principal objetivo é identificar e premiar projetos com uma clara proposta de valor à escala global e integrá-los num ecossistema internacional de catalisadores e investidores, com vista a maximizar a suas possibilidades de sucesso.

Ao longo dos 18 meses de atividade no terreno, os resultados alcançados pela iniciativa incluem o lançamento de empresas, a angariação de importantes investimentos e a criação de novos postos de emprego qualificados. No último ano, os semifinalistas desta competição já conseguiram angariar 6 milhões de euros de investimento, metade do qual com origem em capital de risco. Os projetos vencedores levaram já à criação de 72 novos postos de trabalho.

Os semifinalistas desta nova edição do concurso serão anunciados a 2 de julho de 2012 e a grande final está agendada para 28 de fevereiro de 2013. Para mais informações, consulte o site do MIT Portugal.

22.05.2012