PT | EN

ASA entra no período de aceleração efetivo

Img_20150528_194329743_hdr
O ANJE Startup Accelerator já elegeu os 10 projetos para o período de aceleração efetivo. Bimble, LUMICROMA, Buyzzing, G Jewels, Handypower, LEAFXPRO, EasyPET, OneForTwo, Innovation e Facestore são os nomes das ideias escolhidas para a terceira fase do programa que se vai prolongar pelas próximas seis semanas. Os promotores vão agora contactar com um conjunto de mentores para desenvolver os respetivos modelos de negócio, assegurando ainda prémios de instalação no valor global de 22 mil euros.
 
Após um período dedicado à recolha de competências, o ASA entra na etapa de aceleração efetiva tendo reunido um núcleo de 10 projetos afetos a um conjunto de áreas distintas, onde se incluem: hotelaria, fotografia, comércio eletrónico, joalharia, eletrónica, transportes e mobilidade. As candidaturas selecionadas podem agora também beneficiar da orientação de mentores com conhecimentos especializados em diferentes áreas associadas à atividade empresarial.
 
Entre os nomes confirmados para apoiar a definição do modelo de negócio dos projetos finalistas constam, por exemplo, António Portela, CEO da Bial, Tiago Moreira da Silva, diretor de vendas e marketing da BA Vidros, Francisco Fonseca, CEO da AnubisNetworks, Bruno Carvalho, CEO da Active Aerogels, e Luís Quaresma, partner da Oxy Capital. A aceleração dos projetos será efetuada em três etapas distintas ("Tune", "Build" e "On Stage") e posteriormente os promotores terão oportunidade de apresentar o resultado final do trabalho desenvolvido num DemoDay, que será integrado numa conferência dedicada ao empreendedorismo tecnológico, mas antes vamos conhecer um pouco mais sobre as 10 ideias selecionadas:
 
Bimble
 
O Bimble é um hotel desconstruído do tradicional conceito, onde os quartos estão espalhados geograficamente. Recorrendo à reciclagem de contentores marítimos, o projeto pretende construir quartos diferentes, oferecendo mobilidade, flexibilidade, privacidade, exclusividade e ainda a rentabilização de terrenos público-privados.
 
LUMICROMA
 
A LUMICROMA devolve a magia à fotografia, num projeto de inovação, arte e educação. Trata-se de uma ideia que promove a investigação e adaptação das antigas técnicas de reprodução fotográfica. A busca de soluções na moderna "química verde" dá resposta à crescente procura destas técnicas por parte de profissionais, artistas, criativos, docentes e público em geral. 
 
Buyzzing 
 
A Buyzzing é uma aplicação gratuita que pretende identificar e comprar produtos dispostos em lojas. Através do aplicativo, os utilizadores podem adquirir produtos, pesquisar informação, comparar preços e opiniões de outros utilizadores no momento em que estão a visualizar as peças ou após a saída da loja. Para os lojistas, o projeto representa um novo canal de vendas.
 
G Jewels
 
G Jewels é um projeto de joalharia contemporânea individualizada que propõe a inclusão de memórias ou dados pessoais nas peças. As coleções, baseadas no legado natural, histórico e humano, visam gerar empatia, convidando o cliente a ter participação ativa na construção do produto final.
 
HandyPower 
 
O HandyPower consiste num dispositivo médico a integrar em cadeiras de rodas manuais com o objetivo de as tornar elétricas. Aplicado no apoio dos pés da cadeira, este produto é ativado pelo impulso do utilizador na roda da cadeira, replicando o movimento de forma elétrica. A missão do projeto é manter a autonomia de uma cadeira de rodas manual, aliada ao conforto de uma cadeira de rodas elétrica.
 
LEAFXPRO 
 
O LEAFXPRO é uma estrutura protetora que permite aos ciclistas utilizar a bicicleta confortavelmente, mesmo perante as condições climatéricas mais adversas. As principais preocupações do projeto são a sustentabilidade ambiental do planeta e, por isso, o LEAFXPRO está comprometido em apoiar e desenvolver meios de transporte mais ecológicos.
 
EasyPET
 
O EasyPET é um sistema PET - Positron Emission Tomography pré-clínico inovador, de baixo custo e de alta resolução espacial. A solução desenvolvida vai facilitar o acesso de institutos de investigação e ensino a esta modalidade de imagiologia médica nas áreas de Medicina Nuclear, Radiofarmácia e instrumentação associada.
 
OneForTwo
 
A OneForTwo apresenta uma linha de roupa infantil desenhada para crianças a partir dos três anos de idade numa perspetiva diferenciada, arrojada, unissexo, ambivalente, dinâmica e totalmente personalizável. Recorrendo a jogos lúdicos (cores, padrões, tecidos e texturas), os utilizadores podem remover as peças (mangas ou corpo da peça) ou então construir e desconstruir roupas, através de molas de pressão, botões coloridos, zíperes com cursor fácil ou fitas.
 
Innovation  
 
A Innovation é uma marca que pretende criar uma plataforma online lúdica para criar clubes de amigos e mascotes. O objetivo é potenciar uma rede de serviços e produtos para a agregação de marcas, com marketing e design amigáveis. Para isso, a Innovation vai utilizar peças que servem para brincar, sentar e construir projetos. Projetos esses que permitem dar à marca um instrumento de comunicação, desenvolvendo a criatividade e fomentando a partilha entre miúdos, jovens e graúdos.
 
Facestore
 
A Facestore é uma inovadora plataforma de e-commerce 100% portuguesa, que permite a qualquer empresa abrir uma loja online e vender produtos diretamente na sua página de Facebook ou através de dispositivos móveis. A Facestore permite também vender através de sites ou domínios próprios, fornecendo lojas online para várias áreas de negócio e um sistema de backoffice integrado para gestão de toda a atividade.
 
29.05.2015