PT | EN

ANJE publica relatórios europeus com oportunidades para empreendedores

Infotec

“Empreendedorismo na União Europeia” é o título da primeira edição dos “EU Reports”, publicações informativas, de cariz europeu, que a ANJE acaba de lançar. Em destaque neste primeiro relatório está o Plano de Ação Empreendedorismo 2020 e as oportunidades que dele advêm, já a partir do corrente ano. E é precisamente ao longo de 2013 que a associação dos jovens empresários portugueses se propõe lançar um diversificado conjunto de “EU Reports”, documentos voltados para o mercado europeu e para as potencialidades empreendedoras do mesmo. Em versão digital, estas publicações são disponibilizadas gratuitamente no site da ANJE. 

O velho continente precisa de empreendedores e a Comissão Europeia está decidida a contornar o desemprego e os constrangimentos das PME por intermédio de um ambicioso plano de apoio à iniciativa empresarial. Trata-se do Programa de Ação Empreendedorismo 2020, ao qual se dedica o primeiro “EU Report” da ANJE. Este programa prevê um diversificado leque de iniciativas a implementar na União Europeia e nos respetivos Estados-membros. No dossier agora publicado, é possível clarificar os seus três eixos estratégicos: desenvolver o ensino do empreendedorismo para potenciar o crescimento e a criação de empresas; criar um contexto propício à prosperidade dos empresários; e utilizar modelos de empreendedorismo, com vista a alcançar públicos específicos, como mulheres, idosos, migrantes e desempregados.
 
Na verdade, os “EU Reports” partem precisamente do pressuposto de que dois terços da legislação que afeta a nossa atividade económica têm origem na União Europeia, sendo objetivo da ANJE aproximar os jovens empresários das oportunidades daí adjacentes, através de um conjunto de ferramentas formativas e informativas. 
 
Ao todo, serão publicados 12 “EU Reports” relativos a oportunidades de negócios e concursos em mercados internacionais, sendo oito especialmente reservados ao conceito de mercado europeu e dois especificamente dedicados aos mercados brasileiro e angolano. De referir ainda que dois dos “EU Reports” terão como objeto as áreas das novas tecnologias e as oportunidades de financiamento reservadas pela União Europeia para projetos levados a cabo por jovens empreendedores.
 
Os “EU Reports” são editados pela ANJE em colaboração com a Magellan - Associação para a Representação dos Interesses Portugueses no Exterior, com representação em Bruxelas. Trata-se de uma ação do projeto Infotec, no âmbito do qual a ANJE dinamiza um conjunto de ações que visam contribuir para o reforço da produtividade e competitividade das empresas, para a participação destas no mercado global, através de sustentadas estratégias de internacionalização, bem como para a promoção da inovação empresarial, por intermédio da criação de valor acrescentado e do ajustamento do perfil produtivo. 
 
Para além das publicações referidas, o programa Infotec prevê, entre outras ações, a organização de um grande evento de encontro de associações de jovens empresários do espaço lusófono, bem como a implementação de um programa de observação e estudo da atividade empresarial jovem. 
 
Faça agora o download do primeiro "EU Report": 
 
 
06.03.2013