PT | EN

ANJE promove Fórum Portugal Energy Power

Logo%20fpep
A ANJE promove, entre os próximos dias 19 e 21 de novembro, no Porto, em Coimbra e em Évora, o Fórum Portugal Energy Power. Para além de geograficamente distribuídas, estas jornadas energéticas englobam diferentes formatos de atividades informativas, tendo em vista dar a conhecer oportunidades de negócio no setor energético e facilitar o contacto entre os empreendedores e os principais players setoriais. 
 
O arranque é dado pela sessão prática “O Potencial Empresarial do Setor Energético em Portugal”, que acontece no dia 19 de novembro, pelas 14h30, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Nessa tarde, tem início, em Coimbra e Évora, a iniciativa Energy Meetings, que se prolonga durante o dia seguinte, estendendo-se também ao Porto. O programa do Fórum Portugal Energy Power culmina com a Conferência Internacional Europe Business “Mais Eficiência, Maior Competitividade para as Empresas em Portugal”, a decorrer entre as 09h30 e as 16h30 do dia 21 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Entre os protagonistas daquele que será o ponto alto das três jornadas energéticas incluem-se o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, e o presidente do European Renewable Energy Council, Rainer Hinrichs-Rahlwes.
 
Inovação, eficiência, energias alternativas e renováveis, ecoeficiência, racionalidade no uso de energia e janelas de oportunidade em todas estas áreas são os temas transversais às sete iniciativas incluídas no Fórum Portugal Energy Power. O objetivo da ANJE passa por sensibilizar os empreendedores, entre atuais e futuros empresários, para a crescente preponderância da eficiência energética em matéria de crescimento económico e sustentabilidade empresarial.
 
Tudo isto numa completa agenda de três dias, onde palestras temáticas, encontros profissionais e apresentações com testemunhos na primeira pessoa permitirão lançar uma previsão sobre o futuro do setor energético. A constituição de um diálogo abrangente e de dimensão global será alcançada através da reunião entre o poder político, as associações empresariais e setoriais, o sistema científico, a comunidade empresarial e a própria sociedade civil. 
 
Energy Meetings e as novas formas de energia 
 
Na sessão prática do primeiro dia, a avaliação do potencial de negócio do setor energético do nosso país será o mote para a apresentação de dois testemunhos de sucesso: o da Novabase e o da Generg. Uma reflexão que fará a ponte entre as energias e o crescimento da economia, culminando com a intervenção intitulada “Portugal Energético”, a cargo de Miguel Barbosa, da Secretaria de Estado de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade. Os trabalhos prosseguem, nessa tarde, com as Energy Meetings - “As Novas Formas de Energia”, encontros de caráter mais próximo e informal, focados nas energias alternativas e na sua exploração enquanto área de negócio. 
 
Em Coimbra, na Escola Tecnológica NOVOTECNA, o tema é a “Energia Eólica”, enquanto em Évora, nas instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional, estará em destaque a “Energia Solar”. No dia seguinte, nos mesmos locais, prosseguem as Energy Meetings: em Coimbra, com os temas da “Eficiência Energética” e da “Biomassa” e, em Évora, com os “Biocombustíveis” e o “Biogás”. Neste segundo dia, a Alfândega do Porto também se junta ao roteiro dos encontros energéticos, acolhendo duas sessões especializadas: uma sobre “A Energia das Ondas” e uma outra, mais abrangente, dedicada “Às Novas Formas de Energia”. 
 
Oportunidades: do velho continente para o mundo 
 
A Conferência Internacional Europe Business divide-se em dois painéis principais: “Novas oportunidades no Setor Energético” e “Energy Case Studies”. No primeiro, que decorre durante a manhã, o Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, e o presidente do European Renewable Energy Council, Rainer Hinrichs-Rahlwes, estarão acompanhados pelo presidente do Conselho de Gestão da ANJE, Manuel Lopes Teixeira, o membro da direção da Associação das Agências de Energia e Ambiente, Luís Castanheira, o diretor-geral da ADENE, Filipe Vasconcelos, e o Presidente Associação Portuguesa de Energias Renováveis, António Sá da Costa.
 
Durante a tarde, os empreendedores participantes terão a oportunidade de assistir a um conjunto de apresentações de casos práticos, analisados na perspetiva de explanar oportunidades e indicar caminhos a seguir. Entre os oradores incluem-se a Diretora do Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente da FEP, Maria Isabel Soares, o professor da Faculdade de Engenharia Universidade do Porto, Oliveira Fernandes, o diretor-geral da ENERCON Portugal, Francisco Laranjeira, e o diretor da área de negócio de eficiência energética da Schneider, Luis Hagatong. 
 
O Fórum Portugal Energy Power é uma iniciativa do programa Less is More, projeto dedicado ao fomento da competitividade das empresas nacionais, por via da sensibilização para a adoção de novas e boas práticas na área da eficiência e da diversificação energéticas, bem como do desenvolvimento sustentável. Ao abrigo deste projeto, que promove com o apoio do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade,  no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, a ANJE já dinamizou também um Road Map, ação de apoio à poupança energética em contexto empresarial. 
 
No Porto, o Fórum Portugal Energy Power integra a programação complementar à 16ª Feira do Empreendedor, que acontece no Centro de Congressos da Alfândega, entre os dias 21 e 23 de novembro. Na invicta, como em Coimbra e em Évora, a participação nas diversas atividades do fórum energético é gratuita, mas está sujeita a inscrições prévias. Consulte agora o programa detalhado e assegure a sua presença, efetuando online a sua inscrição. Basta clicar aqui.
 
 
06.11.2013