PT | EN

ANJE promove conferência sobre empreendedorismo em contexto europeu

Comf_empre
A ANJE promove, nos dias 22 e 23 de novembro, na Alfândega do Porto, a conferência internacional "Como ser empreendedor numa Europa de oportunidades?". Organizada em parceria com a Magellan, a conferência integra o programa de atividades paralelas à 16ª Feira do Empreendedor e pretende identificar instrumentos, medidas e potenciais oportunidades de negócio à escala europeia para os empresários e empreendedores nacionais.
 
A iniciativa reúne especialistas e representantes de renomadas entidades, vinculadas a diferentes setores de atividade, do panorama nacional e europeu. Destaque para a participação dos eurodeputados Diogo Feio, Rui Tavares, Regina Barros e José Manuel Fernandes, que juntamente com o presidente da ANJE, João Rafael Koehler, constituem o painel “Europa Política vs Europa Empresarial”, agendado para as 09h30 do dia 23 de novembro. No dia 22, a conferência tem início às 09h15, com o tema “Desmitificar a União Europeia: Oportunidades de Negócio” e a intervenção de Pedro Madeira Froufe, do Centro de Estudos de Direito da União Europeia da Universidade do Minho. Contando com a participação da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, este painel inclui ainda Manuel Lopes Teixeira, presidente do Conselho de Gestão da ANJE, e Tiago Gali Macedo, da Magellan. 
 
Ainda na manhã do primeiro dia, o programa prevê a reflexão do tema “A União Europeia e o Empreendedorismo Jovem”. Com moderação de João Francisco Guerreiro, da TSF Bruxelas, tomam a palavra Ana Rosas, do NET - Novas Empresas Tecnológicas BIC – Porto, João Falcão e Cunha, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Virgílio Mouta Pereira, do Institut d´Études Européennes (USL) – Bruxelles. Aos referidos oradores juntar-se-á José Varejão, com a apresentação de estudos realizados pelo CEF- Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto. 
 
Fundos europeus e oportunidades de internacionalização 
 
Na tarde de dia 23 de novembro, o calendário da conferência "Como ser empreendedor numa Europa de oportunidades?" arranca de olhos postos nos “Fundos Europeus de Apoio à Investigação, Desenvolvimento e Inovação: o estado da arte e perspetivas futuras”.  Sob o mote “O programa Horizonte 2020: oportunidades e desafios”, intervêm José Carlos Caldeira, diretor do INESC - Instituto de Engenharias de Sistemas e Computadores do Porto e CEO da Protutech, Helder Rosendo, do CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário, Augusto Vilarinho, da Critical Manufacturing, e Tiago Gomes, da Azevedos Indústria.
 
Às 16h30, a agenda desta conferência europeia avança com o tema “Internacionalizar através da União Europeia: Subvenções, Contratação Pública e Networking”. O debate será direcionado para as “Políticas e Setores Prioritários de Empreendedorismo na EU” e será protagonizado por Manuel Porto, ex deputado do Parlamento Europeu e docente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Paulo José Santos, da Comissão Europeia - DG DIGIT, e Patrícia Salvação Barreto, especialista em contratação Pública. 
 
A conferência "Como ser empreendedor numa Europa de oportunidades?" é uma ação do projeto Infotec PME, no âmbito do qual a ANJE dinamiza um conjunto de ações que visam contribuir para o reforço da produtividade e competitividade das empresas, para a participação destas no mercado global, através de sustentadas estratégias de internacionalização, bem como para a promoção da inovação empresarial, por intermédio da criação de valor acrescentado e do ajustamento do perfil produtivo.
 
21.11.2013