PT | EN

Business Creative Sessions no Algarve

Resolucao-problemas-2

Aplicar o pensamento criativo ao mundo dos negócios é o desafio proposto pelas Business Creative Sessions, um conjunto integrado de ações de formação promovido pela ANJE, no seu Centro de Formação Empresarial de Faro, no Algarve. A próxima sessão deste ciclo organizado em parceria com a Big Idea acontece a 26 de maio e é sobre “Resolução Criativa”. "Brainstorming" (14 de junho) e "Design Thinking" (23 de junho) são os temas que se seguem. 

Focado no desenvolvimento criativo potenciador de uma atitude inovadora nas organizações, este programa foi estruturado de modo a dar resposta às necessidades de competitividade empresarial. Assentes numa abordagem prática e pragmática, as Business Creative Sessions desafiam os empresários e os seus profissionais a integrarem nas respetivas organizações um conjunto de técnicas e ferramentas de criatividade, capazes de revolucionar a resposta da empresa aos desafios do mercado. 
 
Na sessão do próximo dia 26, intitulada “Resolução Criativa”, será efetuada uma abordagem inovadora relativamente à resolução de problemas em contexto profissional. O workshop, que decorre entre as 09h30 e as 18h30, deverá explorar soluções criativas e fornecer ferramentas para que os profissionais reforcem a sua capacidade de reação às diversas adversidades que surgem no dia-a-dia das empresas. 
 
O programa parte de um conjunto de ensinamentos que permitem a identificação do problema, através da observação do mesmo em diversos ângulos e da análise lateral, assente em analogias e abordagens diferenciadoras. Os participantes deverão ainda aprender a gerir os bloqueios pessoais e coletivos que impedem o sucesso na gestão de problemas. 
 
As ferramentas de resolução criativa fornecidas têm também por base o conceito de “co-criatividade”, ou seja, são técnicas colaborativas, que podem ser implementadas em equipas de trabalho. Técnicas essas capazes de fazer com que os diversos membros da organização enfrentem com as contrariedades e dificuldades com uma atitude otimista e destemida, procurando, inclusive, encontrar elementos que permitam a conversão dos problemas em oportunidades de sucesso.
 
Mapas mentais, pensamento criativo e brainstorming 
 
Na sessão inaugural deste ciclo, que aconteceu a 17 de maio, foi efetuada uma abordagem empresarial dos mapas mentais, uma ferramenta do pensamento visual, que organiza informações e permite apresentar de uma forma sistematizada grandes ideias, projetos e estratégias em todos os campos de uma organização.
 
Mas a temática do pensamento criativo, fator essencial à inovação empresarial, será abordada em maior detalhe na última sessão. Pelo meio, destaque para o workshop de “Brainstorming”, onde os participantes serão formados no sentido de aprender a tirar partido do potencial criativo que esta técnica de reflexão em grupo possui. 
 
O orador responsável pelas quatro sessões deste ciclo é Carlos Marques, formador e coach certificado, que desenvolveu programas de desenvolvimento do potencial humano sob o tema “O Despertar da Criatividade”. Integra atualmente os princípios do coaching na criatividade, explorando assim a aplicação de técnicas criativas e de desenvolvimento do pensamento criativo no mundo empresarial.
 
Informações e inscrições aqui
 
18.05.2012