PT | EN

ANJE no lançamento do ESPOBAN - Rede de Business Angels Espanha – Portugal

Destaque
A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários é uma das entidades parceiras do projeto ibérico ESPOBAN – Rede de Business Angels Espanha-Portugal. A iniciativa visa facilitar o acesso ao investimento privado por parte das PME e dos empresários espanhóis e portugueses e foi lançada no passado dia 17 de outubro, com um encontro no Centro Europeu de Negócios e Inovação - CEEI Baía de Cadiz. A reunião contou com a presença de todos os parceiros do projeto: o CEEI Bahía de Cádiz, Diputación de Huelva, Diputación de Córdoba e a Prodetur da Diputación de Sevilha (Espanha), a ANJE e o Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama – Sines Tecnopolo (Portugal).
 
O ESPOBAN - Rede de Business Angels Espanha – Portugal surge com a missão de criar condições para o acesso dos projetos empresariais portugueses e espanhóis ao investimento privado internacional.  Liderado pela CEEI Bahía de Cádiz e cofinanciado pelo FEDER em 75%, o projeto ESPOBAN integra a primeira convocatória do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 e tem como principais destinatários os empresários e as PME que procuram captar financiamento externo privado. A operacionalização da iniciativa decorrerá em Espanha (Andaluzia ocidental e províncias de Huelva, Sevilha, Cádiz e Córdoba) e em Portugal (regiões do Algarve e do Alentejo). 
 
Os resultados do projeto ESPOBAN serão refletidos diretamente na promoção da atividade empreendedora, na consolidação de projetos empresariais, no aumento da competitividade das organizações portuguesas e espanholas e, consequentemente, na redução do desemprego. O foco do projeto está, por isso, direcionado para a criação de empresas e a introdução de novos produtos e processos nas organizações que já operam no mercado, tendo como objetivo último a criação de postos de trabalho e de valor acrescentado para o mercado. 
 
Para Hugo Vieira, Diretor Nacional da ANJE, “A integração da ANJE no ESPOBAN é um passo importante para consolidar um importante eixo de intervenção assumido pela Associação: facilitar o acesso das PME nacionais ao investimento privado”. “A esta importante função acresce ainda o facto de a ANJE assumir igualmente um papel ativo e significativo na criação direta de postos de trabalho e no reforço da sua influência e network internacional de parceiros”, complementa o responsável.
 
Na agenda do ESPOBAN para os próximos meses, a prioridade será lançar convites a empreendedores e PME com novas ideias de negócio definidas, e necessidade assumida de captação de capital, para a frequência de formações e sessões de mentoring. As ideias mais maduras serão, de resto, apresentadas em fóruns de investimento com vista à angariação de financiamento que viabilize a sua implementação.
 
 
27.10.2017