PT | EN

Concurso Nacional de PME Ecológicas: ANJE distingue três organizações sustentáveis

Less%20is%20more_3
A Casa do Cuco, a Riluc e a Alascod são, por esta ordem de classificação, as três PME distinguidas pela ANJE, no âmbito do Concurso Nacional de PME Ecológicas. Enquadrada no Less is More, projeto levado a cabo pela associação para sensibilizar a comunidade empresarial sobre a importância dos índices de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental, a competição permitiu reconhecer as melhores práticas empresariais em matéria de desenvolvimento sustentável. 
 
Baseado num processo analítico exaustivo, o Concurso Nacional de PME Ecológicas apresentou um intenso programa de atividades preparatórias com enfoque nos conceitos Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Para isso, os projetos participantes foram submetidos a três etapas principais que permitiram otimizar a respetiva pegada ecológica.
 
Após a fase inicial de divulgação informativa e angariação de organizações durante a campanha de sensibilização do concurso, seguiu-se a seleção do conjunto de 12 finalistas (distribuídos pelas regiões Norte, Centro e Alentejo). As PME escolhidas avançaram, posteriormente, para sessões de trabalho dedicadas ao cálculo da respetiva pegada ecológica e para a implementação de medidas responsáveis por potenciar o consumo (e a utilização) eficiente de bens.
 
No final, e após três meses de aplicação de medidas corretivas, a Casa do Cuco, a Riluc e a Alascod arrecadaram a distinção no concurso, devido às reduções significativas apresentadas nos seus níveis de impacto ambiental. Resta acrescentar que o projeto Less is More conta com o apoio do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade.
 
23.07.2014