PT | EN

A Cobrança de Créditos de A a Z

Dinheiro

Apoiar os empresários na adoção de procedimentos que lhes permitam evitar créditos incobráveis é o principal objetivo do workshop "Manual de Cobrança de Créditos" promovido pela ANJE, no próximo dia 5 de junho, nas instalações do seu Núcleo de Lisboa e Vale do Tejo, em Algés. Organizada em parceria com a BPO Advogados, a iniciativa decorre entre as 14h30 e as 18h00.  

Num momento em que a conjuntura económica se reflete em crescentes dificuldades na cobrança de créditos, este workshop propõe-se, então, dar a conhecer às empresas os mecanismos legais que têm à disposição para evitar os créditos incobráveis e tornar eficazes as cobranças, quer judiciais, quer extrajudiciais. 
 
A ação declarativa, a injunção, a providência cautelar, a insolvência e o processo executivo são os meios judiciais em exposição no workshop. Mas a iniciativa irá mais longe, versando igualmente sobre a forma como as empresas devem atuar na fase pré-contratual e sobre todos os pormenores inerentes à tramitação do processo executivo, nomeadamente o papel do agente de execução e o acompanhamento da penhora. 
 
As questões fiscais associadas à gestão de incobráveis também constam do programa da iniciativa, cabendo aqui esclarecimentos a propósito da recuperação do IVA e das provisões fiscalmente dedutíveis em sede de IRC. 
 
Os trabalhos serão conduzidos pelos profissionais do departamento de Recuperação de Créditos da BPO Advogados Manuela Neves e Paulo Castanheira Martins e pelo agente de execução Filipe Cláudio. A participação no workshop tem um custo de 40 euros, para os associados da ANJE, e de 50 euros, para não associados. 
 
Informações adicionais e inscrições aqui.
 
31.05.2012